Usina Solar do Mineirão gera mais de 300 MWh em dois meses

0

Energia é suficiente para abastecer 1200 residências médias, neste período

O Mineirão fez história na Copa do Mundo 2014 ao ser o primeiro estádio com certificação LEED Platinum de sustentabilidade a utilizar energia solar em uma partida da maior competição de futebol do planeta. A Usina Solar Fotovoltaica (USF) do Mineirão, construída pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, em parceria com a Minas Arena e o banco alemão KfW, está em funcionamento desde 25 de abril passado e já gerou em dois meses mais de 300 MWh, ou o suficiente para abastecer, em média, 1200 residências durante esse período.

O Mineirão foi o primeiro estádio da Copa de 2014 a inaugurar a usina solar – Foto: Agência Minas

Segundo a parceria firmada com a Minas Arena, empresa responsável pela administração do estádio, 10% da energia gerada retorna para ser utilizada dentro do Gigante da Pampulha. A área utilizada para a instalação dos painéis fotovoltaicos é de cerca de 9.500 m² na cobertura do estádio.

Com uma potência de 1,42 MWp (megawatts-pico) e cerca de 6 mil módulos fotovoltaicos, a unidade é a maior usina em cobertura do país e uma das maiores instaladas em arenas esportivas do mundo. A energia gerada pela USF Mineirão equivale ao consumo médio de cerca de 1200 residências.

Segundo o superintendente de alternativas energéticas da Cemig, Alexandre Bueno, “a iniciativa de instalar uma central geradora de energia limpa no Mineirão foi inspirada nos estádios de Freiburg, considerada a capital solar da Alemanha, e de Berna, na Suíça, além dos estádios solares construídos para a Eurocopa, torneio continental de futebol da Europa, em 2008. Foram instalados, na área útil da cobertura do estádio, 5.910 painéis solares com potência de 240 Wp cada um. A energia gerada será de 1.825 MWh por ano”, afirma.

Recentemente, o Mineirão recebeu o selo LEED Platinum do U.S. Green Building Council (USGBC), órgão responsável pela certificação utilizada em 143 países para incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.

O estádio mineiro é o primeiro e único do país a ganhar a qualificação máxima. Para conquistar o certificado, foi preciso cumprir oito conjuntos de pré-requisitos, além de apresentar inovações sustentáveis, como o caso da fonte de energia renovável do Mineirão.

Confira mais informações da Usina Solar Fotovoltaica do Mineirão no Portal da Cemig.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui