Família e amigos de morador do Serro fazem campanha em busca de doadores de medula óssea

0

Uma campanha em prol de uma vida. Unidos e com o objetivo de encontrar um doador de medula óssea compatível com o jovem André Luiz Nunes da Cunha Pereira Alves Pimenta, de 21 anos, morador de Serro, família e amigos criaram uma comunidade no Facebook que já mobilizou milhares de pessoas. Já foram 3.260 até à tarde desta terça-feira (10).

Intitulado de “Amigos do André”, a comunidade foi criada no início de junho, com o intuito de angariar mais pessoas para doações de sangue ou plaquetas e cadastramento de medula óssea no REDOME.

Isso porque, em fevereiro de 2013, André foi diagnosticado com LMA – Leucemia Mieloblástica Aguda. O jovem passou por sessões de quimioterapia durante nove meses e foi liberado. Porém, para a surpresa da família, há aproximadamente dois meses, ele voltou a ser internado, pois a doença voltou. O jovem retomou as sessões de quimioterapia, mas o organismo não respondeu.

Segundo a irmã de André, Daniella Cunha Pereira, no início do mês houve uma queda violenta nas plaquetas e exames. “No dia 1º de junho, as plaquetas estavam em 5000 e os leucócitos 500. A situação é grave e ele tem tido dificuldades de receber plaquetas. Graças a Deus, na última semana, ele já recebeu plaquetas e também hemácias. Em conversa com os hematologistas que estão cuidando do caso, ele precisa de transplante o mais rápido possível. Ele ainda precisa de sangue, mas o que ele mais precisa é de um doador compatível de medula óssea. Peço que as pessoas se solidarizem e tenham a iniciativa de se cadastrarem no REDOME”, explicou Daniela finalizando com o pedido.

Para doar sangue ou médula, basta entrar em contato com o Hemominas pelo telefone 155 e agendar sua doação. Ou ainda, ir a um hemocentro mais perto de você. Na região de Guanhães, o mais próximo é o de Diamantina que fica localizado na Rua da Glória, 469 Fundos, Centro. Telefone: (38) 3532-1358 / 3532-1361.

Dados para doação: André Luiz Nunes da Cunha Pereira Alves Pimenta, paciente do hospital Luxemburgo em Belo Horizonte.

Doação na região

Nesta quarta-feira (11), doadores da região serão levados em um ônibus para o Hemocentro de Diamantina. Na próxima semana haverá outro ônibus. Os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social através do telefone: (38) 3541-2005 e deixar o nome com a Beire. Faça parte desta luta!

CADASTRE-SE NO BANCO DE MEDULA ÓSSEA (REDOME)

Para integrar o cadastro de doadores, é necessário:

• Ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas;

• Apresentar documento oficial de identidade, com foto; preencher os formulários: ficha de identificação do candidato e termo de consentimento;

• Colher uma amostra de sangue com 5ml para testes, para fazer o exame HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

O tipo de HLA será cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Vídeo da campanha:

FOTOS DA CAMPANHA

(Fonte: Folha de Guanhães)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui