Propostas para o desenvolvimento do Médio Espinhaço são apresentadas em evento na região Central

0

Evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, está sendo realizado em Conceição do Mato Dentro

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais, realiza, nesta segunda-feira (02/06) e terça-feira (03/06), na Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro, um fórum de debate sobre o desenvolvimento do Médio Espinhaço. O evento pretende apresentar e discutir diretrizes e ações presentes no Plano de Desenvolvimento do Médio Espinhaço elaborado pela Sedru e pela Cedeplar, além de construir um espaço de interação, visando à promoção do debate em torno do tema e a criação de novas ações para o desenvolvimento e crescimento ordenado da região.

Durante os dois dias do encontro, serão discutidas ações de planejamento necessárias para que os municípios da região do Médio Espinhaço – Região de Referência, definida como área que engloba os municípios pertencentes à microrregião de Conceição do Mato Dentro, conforme o IBGE, somando os municípios da Associação dos Municípios da Região do Médio Espinhaço – possam crescer e se desenvolver de forma ordenada.

Para o superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Regional da Sedru, Weslley Cantelmo, o trabalho de planejamento realizado na região é de extrema importância para que os municípios possam dimensionar as consequências da exploração mineral para a infraestrutura dos municípios do Médio Espinhaço e sobre a efetiva realização dos serviços essenciais para o funcionamento das cidades. “Este trabalho vem de encontro a uma preocupação que a cada ano é mais presente na vida da população dessa região que vem recebendo um forte impacto decorrente da exploração mineral na última década. Com esta ferramenta, vamos apontar alternativas que podem ser tomadas, tanto pelo poder público, quanto pela iniciativa privada e pela sociedade civil organizada, para promover um crescimento ordenado de toda a região, promovendo assim o desenvolvimento das cidades” disse.

O superintendente da Sedru Wesley Cantelmo destacou a importância do planejamento regional – Foto: Rafael Rebuiti

As propostas

O plano tem como orientação delinear propostas de políticas públicas com ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, minimizando os impactos causados pelos empreendimentos minerários e melhorando o desenvolvimento regional através de fatores sociais, econômicos, culturais, ambientais etc. Dividido em dois grandes grupos, o plano possui as propostas de ações transversais relacionadas à construção de uma capacidade de planejamento regional e as propostas de ação setorial que são mais específicas, por exemplo, nos campos dos transportes e turismo.

Entre os principais objetivos das propostas de ações transversais estão: a articulação entre os municípios, o Estado e o governo federal, financiamento de programas para melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população, monitoramento das transformações municipais e regionais.

Já entre as propostas específicas nos diversos campos encontra-se: ampliar o programa de capacitação de mão de obra visando ao desenvolvimento sustentável para a região; alavancar as capacitações profissionais em sentido amplo; estudo técnico específico para ampliação da diversificação econômica regional; conjunto de ações para fortalecer a agricultura e evitar que seus recursos humanos sejam drenados pelo crescimento da mineração; promoção de melhoria nas condições de vida das comunidades.

Além disso, a iniciativa visa reverter processos de exclusão e conflitos socioambientais; criar sinergia entre o sistema viário proposto e o desenvolvimento turístico agropecuário; elaborar inventário de emissão de gases de efeito estufa pelas empresas mineradoras de forma a identificar as possibilidades de substituição de fontes de energia tradicionais por renováveis e de promoção de eficiência energética; entre outros.

Durante a discussão, a prefeita de Morro do Pilar e presidente da Associação Microrregional dos Municípios do Médio Espinhaço, Vilma Maria Diniz Gonçalves, destacou alguns pontos que acredita serem cruciais para a melhoria da região, como a implantação de um sistema viário local que resolva os problemas de acesso e fluxo da região, a melhoria do sistema microrregional de saúde, a implantação de consórcios para resolver o problema dos resíduos sólidos e a resolução dos problemas de energia elétrica.

O prefeito de Conceição do Mato Dentro, Reinaldo César de Lima Guimarães, ressaltou a atual situação do município, que foi impactado em diversos aspectos pelas grandes mineradoras. “Somos a favor do progresso e sabemos a importância de uma mineradora, mas da forma como aconteceu o processo de implantação dos empreendimentos em Conceição, nossa população sofreu com os impactos oriundos deste fato. Desta forma queremos muito que este trabalho realizado possa surtir efeito e colocar a nossa cidade novamente no rumo do desenvolvimento e de um crescimento saudável” destacou.

Clique aqui para acessar o Plano do Médio Espinhaço, com todas as suas propostas, que está disponível no site da Sedru.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui