Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para apresentação de propostas ao edital do Banco do Nordeste destinado a projetos de pesquisa e difusão de tecnologias, voltados para o combate à desertificação ou para a convivência com o semiárido.
As propostas devem ser apresentadas por meio do Sistema de Gerenciamento de Convênios. Para acessá-lo, os interessados devem ter solicitado senha até o último dia 16, no endereço https://www.bnb.gov.br/fundeci.
Norte de Minas Gerais se recupera da prior seca dos últimos 40 anos (Foto: Nicole Melhado / G1)
Ao todo, estão sendo disponibilizados R$ 3 milhões em recursos não reembolsáveis, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci). A divulgação da pré-seleção ocorrerá no dia 31 de julho.
“O objetivo do edital é a apresentação de projetos de pesquisa para fortalecer e ajudar na convivência com o semiárido brasileiro e, consequentemente, o setor produtivo dessa região, como os pequenos produtores rurais”, comenta o gerente de Ambiente de Programas Especiais e de Fundos de Pesquisa do BNB, Antônio Roberto Albuquerque Silva.
Ainda segundo o Antônio Roberto, os estudos de pesquisa precisam ter como meta o melhoramento da qualidade de vida da população dessa região.
Os projetos devem ser aplicáveis à porção semiárida da área de atuação do Banco (regiões Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo) e enquadrar-se em pelo menos uma das linhas especificadas (conservação, recuperação, monitoramento e mitigação da desertificação do semiárido; e convivência com o semiárido).