Programa do Governo de Minas investe na capacitação de apicultores de Frei Gaspar

0

Produtores do município de Frei Gaspar realizam visita técnica em Ipatinga para aprimorar produção de mel e formar novos apicultores

Minas Gerais, segundo dados da Federação Mineira de Apicultura, é o quinto maior produtor de mel do Brasil – Foto: Divulgação

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a Prefeitura de Frei Gaspar, realiza no dia 25 de abril uma visita técnica dos apicultores de Frei Gaspar à Associação Regional de Apicultura e Exportadores do Vale do Aço (AAPIVALE), em Ipatinga. A iniciativa integra as ações do Polo de Inovação de Teófilo Otoni, programa desenvolvido pela Secretaria.

O objetivo do trabalho é mudar a realidade da produção em Frei Gaspar com a transferência de tecnologia para os apicultores do município. A visita vai permitir que os participantes tenham acesso a novas técnicas que resultem no aumento da escala de produção como também a qualidade dos produtos, o que envolve aprender sobre cuidados com os apiários, alimentação das abelhas, troca de abelhas rainha entre outros temas.

A atividade será iniciada com uma palestra sobre a atividade apícola e em seguida os participantes conhecerão as dependências do entreposto da Associação, local onde se concentra a produção e processamento de todos os produtos do mel e seus derivados para comercialização e distribuição.

Apesar de existir uma associação de apicultores em Frei Gaspar, o nível de conhecimento dos apicultores ainda é considerado baixo em relação a outros municípios produtores de mel localizados na região do Mucuri. Uma vez que muitos contam com apoio de instituições como o Sebrae e Emater para melhorar o conhecimento dos produtores, inclusive sobre o modo correto de produção do mel e seus derivados .

Os produtores de Frei Gaspar já tiveram um curso básico, em 2013, realizado em parceria com o Senar, sobre coleta e extração do mel. No entanto, ainda é preciso mais investimento em formação dos apicultores. Antes da formalização da associação a produção era totalmente artesanal sem a utilização das roupas e dos instrumentos corretos para fazer o manejo dos apiários (local onde as abelhas produzem o mel).

Minas Gerais, segundo dados da Federação Mineira de Apicultura (Femap) , é o quinto maior produtor de mel do Brasil e a região que mais produz é Jequitinhonha/Mucuri, representando 22,7%, seguido por Central (15,2%), Sul de Minas (14,5%), Rio Doce (12,8%), Zona da Mata (11,3%), Norte de Minas (9,3%), Centro Oeste (6,4%), Triângulo (4,2%), Alto Paranaíba (2,3%) e Noroeste (1,2%). O Estado produz quatro mil toneladas de mel por ano, que geram 13 mil empregos, grande parte em regime de economia familiar. São 4,5 mil apicultores, 85 associações e quatro cooperativas que garantem condições ideais para a produção de produtos de extrema qualidade.

Segundo a Assessora em Agronegócios do Polo de Inovação de Teófilo Otoni, Hadba Chalub, os apicultores de Frei Gaspar poderão certificar que o trabalho com o mel é rentável, pois tem baixo custo. Eles conhecerão os maquinários necessários para o processamento dos produtos, envazamento em potes, garrafas e sachês. “Além disso, a atividade no entreposto permitirá o contato direto com outros produtores que já desenvolvem o trabalho apícola para exportação. O que poderá contribuir para ampliar o nível de qualidade da produção em Frei Gaspar”, ressaltou.

Vale do Jequitinhonha

A região do Vale do Jequitinhonha produziu mais de 700 toneladas em 2011. O crescimento da produção de mel dos seus 10 maiores produtores, de 2004 a 2011, foi de 894%a, gerando cerca de 2.370 empregos na agricultura familiar. A produção de cada tonelada de mel emprega em média três pessoas.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base nos dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC), as exportações do mel vêm se destacando em Minas Gerais e somaram US$ 1,7 milhão em 2011, apontando um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. O volume de exportações também cresceu: foram 559 toneladas, o maior volume desde 2004, quando 290 toneladas do produto deixaram o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui