Os trabalhos desenvolvidos pelo projeto “Com Licença, Vou à Luta!” serão expostos no dia 01 de abril, terça-feira, na Biblioteca Pública de Conceição do Mato Dentro, das 10h às 16h. São colchas confeccionas e camisetas customizadas por mulheres a partir de 40 anos que buscam nas atividades manuais o resgate da autoestima e o fortalecimento de vínculos. Nas peças, elas registram histórias, desejos, retratam suas vidas em formas e cores. A exposição representa a valorização de cerca de 50 mulheres dos distritos de Córregos, Itacolomi, Costa Sena e Tapera.
Iniciado em julho de 2013, o “Com licença, vou à luta” é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que desde então vem auxiliando essas mulheres em suas reflexões acerca do seu papel familiar e social e oferecendo oficinas e cursos pelos quais elas descobrem habilidades, reafirmam potencialidades e adquirem autonomia.
Quem for à exposição, poderá adquirir as colchas que estarão à venda. O valor será revertido aos grupos para aquisição de materiais e continuidade dos trabalhos.
Cinema
Dentro da proposta de fortalecer vínculos e instigar reflexões, acontece no mesmo dia a sessão de cinema para o Grupo de Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa. “Pequenas Histórias” é o filme que inspirou o projeto “Com Licença, Vou à Luta!” por se tratar de histórias contadas pela personagem de Marieta Severo enquanto ela costura colchas de retalhos. “Vida Maria” é outro curta metragem que retrata bem a realidade de muitas conceicionenses. É a história de uma menina que é obrigada a largar os estudos para cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça.
O evento é aberto ao público e acontece às 8h30 também na Biblioteca Pública.
(Via DeFato Online)