O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou na manhã desta sexta-feira (14/2) da entrega de dois novos helicópteros que irão reforçar o atendimento aeromédico e de emergência no estado. A cerimônia aconteceu na base do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em Belo Horizonte.

As aeronaves, do modelo EC145-D3, foram adquiridas por R$ 164 milhões, com recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES). Cada helicóptero teve o custo de R$ 82 milhões. A chegada dessas aeronaves visa aumentar a agilidade no transporte de pacientes e nas operações de resgate e salvamento, por meio do Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav).
O Saav é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o CBMMG e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A SES-MG é responsável pela aquisição e manutenção das aeronaves, enquanto o Corpo de Bombeiros disponibiliza pilotos, copilotos e operadores aerotáticos especializados em salvamento, assegurando a segurança e eficácia das operações.
Durante a entrega, Zema, ao lado do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e da comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, destacou o compromisso do governo estadual em levar saúde de qualidade a todos os mineiros.
“Esses helicópteros vão permitir mais agilidade no atendimento e transporte dos pacientes. São poucos minutos que fazem toda a diferença para uma vida. O que temos feito é levar o Samu para o interior, pois antigamente, as pessoas dependiam muito da capital”, afirmou o governador.
Ele também ressaltou o esforço do governo estadual para descentralizar o atendimento de saúde, evitando deslocamentos excessivos. “O Governo de Minas está atuando muito para que isso não aconteça mais e os mineiros possam ter um atendimento em suas cidades, ou evitando muito deslocamento”, explicou.
Minas Gerais ocupa a posição de maior prestador de serviço aeromédico do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A escolha das bases de operação do Saav leva em consideração fatores como a infraestrutura aeroportuária, a presença de batalhões do Corpo de Bombeiros, a densidade populacional e a distribuição geográfica do estado, garantindo a ampliação da cobertura do serviço para o maior número possível de mineiros.
“Hoje é uma vitória para nós, resultado de um trabalho de excelência feito em prol do nosso bem mais vitorioso: a vida. Por isso, agradeço ao governador Romeu Zema por acreditar no nosso trabalho”, afirmou a coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan.
Fábio Baccheretti destacou a importância da entrega das aeronaves dentro da estratégia de expansão da cobertura do Samu no estado. “A entrega dos helicópteros hoje faz parte do projeto do governador de levar o Samu para qualquer região do estado. Quando o governador chegou, Minas Gerais tinha 50% de cobertura. O objetivo é que, neste ano, Minas tenha 100% de cobertura do Samu terrestre. Isso é histórico para o nosso estado”, disse.

Ampliação da cobertura e renovação da frota
De acordo com o planejamento estratégico de distribuição e operacionalização das aeronaves, um dos helicópteros começará a operar imediatamente na base do Saav em Varginha, no Sul de Minas, enquanto o outro será utilizado para treinamentos até meados de 2025, quando passará a operar em Belo Horizonte.
A previsão é que, até o final deste ano, todas as cinco novas aeronaves adquiridas pelo Estado estejam distribuídas entre as bases já existentes do Saav, localizadas em Uberaba, Montes Claros e Varginha. Além disso, o projeto prevê a implementação de duas novas bases, em Juiz de Fora e Governador Valadares, o que permitirá a cobertura de 100% do estado para resgates aeromédicos e de emergência.
Essas aeronaves realizam atendimentos pré-hospitalares, transferências inter-hospitalares via SUS Fácil, transporte de órgãos e tecidos para transplantes, resgates em áreas de difícil acesso e apoio às forças estaduais de saúde. O serviço é destinado a toda a população mineira.
Com a chegada dos novos helicópteros, a frota do Saav agora conta com oito aeronaves, sendo seis helicópteros e dois aviões. Esse incremento permitirá a substituição de modelos mais antigos e ampliará a cobertura do serviço aeromédico em todo o estado.