Com a alta dos preços do café, surgem no mercado opções que prometem um sabor autêntico, mas contêm impurezas disfarçadas em torras escuras. O chamado “café fake” foi identificado em prateleiras de São Paulo e da região Sul do país, sem o devido registro para comercialização.
Para evitar esse tipo de produto, o coordenador técnico de Cafeicultura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), Bernardino Cangussú Guimarães, orienta os consumidores a observarem atentamente as informações na embalagem. “Pacote de café que tiver no rótulo algo além de café tem algum tipo de mistura que não é benéfica”, alerta.
Outro fator de atenção é o preço. Produtos com valores muito abaixo da média do mercado podem indicar baixa qualidade. Atualmente, um pacote de 500 gramas de café custa, em média, R$ 30, enquanto o “café fake” tem sido vendido por menos da metade desse valor.
Além de escolher um café de qualidade, o especialista destaca a importância do preparo correto para otimizar o uso do pó e extrair o máximo sabor dos grãos. Confira algumas dicas:
- Utilize um moedor: o café em grão conserva melhor o sabor e evita impurezas. “Um moedor caseiro vai mudar completamente o sabor do seu café”, recomenda Bernardino Guimarães.
- Prefira torras mais claras: torras excessivamente escuras indicam que o café pode estar queimado, resultando em um sabor amargo intenso e ocultando possíveis impurezas.
- Acerte na medida do pó: usar uma quantidade exagerada pode deixar a bebida amarga e mascarar defeitos. A medida ideal é sete gramas (aproximadamente uma colher de sopa rasa) para cada 100 ml de água.
- Evite o desperdício: “O maior consumidor de café é a pia”, diz o especialista. O ideal é preparar apenas a quantidade necessária para algumas horas, pois o café armazenado em garrafas térmicas pode fermentar e alterar o sabor.
- Adoce apenas na xícara: adicionar açúcar diretamente ao café preparado pode acelerar o processo de fermentação e contribuir para o desperdício.
- Opte por produtos certificados: selos de qualidade são uma boa referência para garantir um café de procedência confiável.