O Atlético-MG confirmou sua classificação para as semifinais do Campeonato Mineiro de 2025 ao vencer o Itabirito por 3 a 0, na noite desta quarta-feira (12/2), no Mineirão. Com o resultado, o Galo encerrou a primeira fase na segunda colocação do Grupo A e enfrentará o Tombense na próxima etapa da competição.
![](wp-content/uploads/2025/02/galo_itabirito.jpg)
Os gols da vitória alvinegra foram marcados por Tomás Cuello, ainda no primeiro tempo, Hulk, de pênalti, na segunda etapa, e Deyverson nos acréscimos da partida. Com o gol marcado, Hulk se tornou o artilheiro isolado do torneio, posição que ocupou também nas três edições anteriores.
Domínio alvinegro e gols decisivos
O Atlético-MG teve controle da partida, com maior posse de bola e criação de jogadas ofensivas. No primeiro tempo, o adversário conseguiu ameaçar em contra-ataques, mas sem grande efetividade. A equipe atleticana buscava espaços tanto pelas pontas quanto pelo centro do campo, criando boas oportunidades.
Aos 41 minutos da etapa inicial, Rubens realizou uma jogada individual, superando a marcação pela esquerda e cruzando rasteiro para Tomás Cuello. O argentino se esticou e finalizou com precisão, abrindo o placar para o Galo.
![](wp-content/uploads/2025/02/galo_itabirito2.jpg)
No segundo tempo, logo aos 15 minutos, Cuello foi derrubado dentro da área e a arbitragem assinalou pênalti. Hulk cobrou no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Rodolfo, ampliando a vantagem atleticana. O camisa 7 atingiu a marca de cinco gols na competição e se aproximou de um recorde pessoal na carreira.
Nos acréscimos, aos 46 minutos, Deyverson aproveitou um erro na saída de bola do Itabirito. Igor Gomes finalizou forte e o goleiro rebateu, permitindo que Deyverson completasse para o fundo das redes, selando a vitória atleticana.
![](wp-content/uploads/2025/02/galo_itabirito3.jpg)
Próximos desafios
Com a classificação garantida, o Atlético-MG enfrentará o Tombense na semifinal, em jogos de ida e volta. A primeira partida ocorrerá em Belo Horizonte, em data a ser confirmada pela Federação Mineira de Futebol (FMF).
Na outra chave da competição, Cruzeiro e América-MG disputarão a outra vaga na decisão do Estadual. Os confrontos das semifinais estão previstos para os dois próximos fins de semana.
Classificação da Primeira Fase
Grupo A
1º – Tombense – 16 pontos (5 vitórias)
2º – Atlético – 16 pontos (4 vitórias)
3º – Betim – 15 pontos
4º – Uberlândia – 9 pontos
Grupo B
1º – América – 13 pontos
2º – Athletic Club – 12 pontos
3º – Democrata-GV – 11 pontos
4º – Itabirito – 8 pontos
Grupo C
1º – Cruzeiro – 11 pontos
2º – Pouso Alegre – 8 pontos
3º – Aymorés – 7 pontos
4º – Villa Nova – 4 pontos
Classificação Geral
1º – Tombense – 16 pontos (5 vitórias)
2º – Atlético – 16 pontos (4 vitórias)
3º – Betim – 15 pontos
4º – América – 13 pontos
5º – Athletic Club – 12 pontos
6º – Cruzeiro – 11 pontos (saldo de 2 gols)
7º – Democrata-GV – 11 pontos (saldo de -1 gol)
8º – Uberlândia – 9 pontos
9º – Itabirito – 8 pontos (saldo de -4 gols)
10º – Pouso Alegre – 8 pontos (saldo de – 8 gols)
11º – Aymorés – 7 pontos
12º – Villa Nova – 4 pontos
Semifinais do Campeonato Mineiro
Tombense (1º GA) x Atlético (2ª melhor campanha)
América (1º GB) x Cruzeiro (1º GC)
Troféu Inconfidência
Betim x Uberlândia
Athletic Club x Democrata-GV
Rebaixados para o Módulo II
Aymorés
Villa Nova