A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) esclareceu, em menos de 24 horas, o desaparecimento de uma adolescente de 13 anos, ocorrido em Belo Horizonte. A investigação apontou que a vítima foi morta por um vizinho, um pastor de 54 anos, no mesmo dia em que foi vista pela última vez por familiares. O suspeito foi preso em flagrante nesta terça-feira (11/2), e o corpo da menina foi encontrado.
![](wp-content/uploads/2025/02/adolescente_ribeirao_bh.png)
De acordo com a delegada Ingrid Estevam, titular da Divisão Especializada de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), vinculada ao Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), as investigações começaram logo após a mãe da vítima registrar o desaparecimento na manhã de segunda-feira (10/2).
“Na delegacia, nós temos uma matriz de risco, e, quando trata-se de menor desaparecido, a prioridade é alta. Nós voltamos nossos olhares todos para essa ocorrência”, explicou Ingrid Estevam. A mãe da adolescente relatou que a filha saiu no dia 9 para a casa de uma amiga e, posteriormente, seguiria para a igreja onde a mulher prega aos domingos.
Denúncias e buscas
Enquanto a polícia atendia a ocorrência, denúncias foram recebidas relatando que um veículo foi visto em uma estrada de terra na região do Lago do Tijuco. Testemunhas afirmaram que uma jovem saltou do carro pela porta traseira, mas o motorista a colocou novamente no automóvel, que seguiu em direção à BR-040, rumo a Belo Horizonte.
Durante as buscas, os policiais encontraram um chinelo compatível com o que a vítima usava ao sair de casa. A identificação do proprietário do veículo levou a equipe ao suspeito, um morador da mesma rua da adolescente. Ao chegar à residência dele, a esposa demonstrou preocupação, informando que não via o marido desde o dia anterior. Foram feitas buscas na casa, mas a adolescente não foi localizada.
O homem foi encontrado na casa de conhecidos em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Segundo a delegada, ele confessou o crime e indicou onde havia ocultado o corpo, em meio à vegetação, em uma área conhecida como Monte, em Ribeirão das Neves, também na RMBH.
O veículo do investigado foi localizado nas proximidades e passou por perícia, que constatou vestígios de sangue na porta.
Motivação e prisão
Sobre a motivação do crime, o suspeito afirmou que encontrou a vítima e lhe ofereceu carona. Durante o trajeto, a adolescente teria dado um tapa em seu rosto. “Ele disse que ficou nervoso, enforcou a vítima e a levou para o local da desova”, informou a delegada. Os laudos sobre a causa da morte ainda estão em elaboração.
O homem foi preso em flagrante pelos crimes de ocultação de cadáver e feminicídio e permanece à disposição da Justiça no sistema prisional.
Denúncia
A delegada Ingrid Estevam orientou que outras possíveis vítimas procurem uma Delegacia de Polícia Civil para registrar ocorrências. Ela também destacou a importância das denúncias anônimas para a elucidação de crimes, que podem ser feitas pelo telefone 181.