Ex-prefeito de Montes Claros e ex-deputado federal Humberto Souto morre aos 90 anos

0
ValeTicket 728x90

O ex-prefeito de Montes Claros e ex-deputado federal Humberto Souto faleceu na madrugada desta terça-feira (4), em Brasília, aos 90 anos. Ele estava internado desde janeiro, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) no dia 22 de dezembro.

Com uma trajetória política de mais de cinco décadas, Souto exerceu oito mandatos como deputado federal entre 1975 e 2014, sendo filiado a diferentes partidos ao longo dos anos, como Arena, PDS, PFL e PPS (atual Cidadania). Pelo Cidadania, encerrou, no ano passado, seu mandato como prefeito de Montes Claros (MG).

A carreira política de Humberto Souto teve início em 1963, quando foi eleito vereador de Montes Claros. Em 1971, tornou-se deputado estadual em Minas Gerais e, posteriormente, deputado federal. Em 1995, deixou o Parlamento para assumir o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), onde também exerceu a presidência.

Após sua aposentadoria do TCU, em 2004, retornou à política em 2006. Em 2016, foi eleito prefeito de Montes Claros e reeleito em 2020, vencendo ainda no primeiro turno com mais de 85% dos votos válidos.

A morte de Humberto Souto marca o fim de uma trajetória política expressiva, na qual atuou em diferentes esferas do poder público, deixando sua contribuição para a administração municipal e nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui