Safra de grãos em Minas Gerais deverá crescer 6,5% em 2025

0

A safra de grãos em Minas Gerais, em 2025, deverá registrar um crescimento de 6,5% em relação ao ano anterior, trazendo boas perspectivas para os produtores e garantindo a presença de alimentos como arroz e feijão na mesa dos mineiros. Esse crescimento reflete um aumento na produção de grãos, que deve alcançar 17,1 milhões de toneladas, frente aos 16,1 milhões de toneladas registrados na safra de 2023/2024.

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos no estado de Minas Gerais se dá em uma área de 4,3 milhões de hectares, com uma produtividade média de 3.773 quilogramas por hectare. Para 2025, espera-se que essa produtividade aumente para 4.019 quilogramas por hectare. Entre os grãos, a soja se destaca, com estimativa de produção de 8,6 milhões de toneladas, cultivadas em uma área de 2,3 milhões de hectares.

A soja, feijão, arroz, milho, trigo e outros grãos estão nas fases de plantio, enchimento e maturação no início de 2025. O ciclo produtivo dessas culturas ocorre entre outubro e março, com a possibilidade de segundos ou até terceiros plantios, dependendo das condições climáticas e do uso de tecnologias como a irrigação para garantir a colheita.

Feliciano Nogueira, superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), alerta que a estimativa de produtividade pode variar ao longo do ano devido a diversos fatores, como condições climáticas, inovações tecnológicas, ampliação de áreas de plantio e a flutuação do mercado de commodities.

“É importante deixar claro que essa projeção pode sofrer alterações devido a fatores como condições climáticas, investimentos em inovação e tecnologia, ampliação de áreas de plantio e a flutuação do valor das commodities no mercado de exportação. Esses aspectos podem tanto elevar a produção quanto reduzir os números de um ano para outro”, explica Nogueira.

A produtora Josiani Moraes da Silva, da Fazenda Santa Cruz, em Paraguaçu, no Sul de Minas, destaca as estratégias adotadas para aumentar a produtividade de suas lavouras de soja, milho e café. Ela utiliza práticas como a rotação de culturas, que melhora a qualidade do solo e potencializa o rendimento da próxima safra.

Atualmente, as lavouras de grãos no estado se encontram nas fases finais de plantio ou em pleno desenvolvimento. Confira a situação das principais culturas:

  • Arroz: As lavouras já estão 100% semeadas. Em áreas irrigadas, pode haver novo plantio após a colheita da soja precoce.
  • Feijão: A primeira safra já foi plantada, com a maturação e colheita ocorrendo durante a estação chuvosa. No Noroeste do estado, as lavouras estão na fase de enchimento dos grãos.
  • Milho: O plantio da primeira safra foi concluído, e as lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, com a colheita prevista entre fevereiro e abril.
  • Soja: O plantio foi finalizado em dezembro, e a colheita ocorrerá entre fevereiro e abril.
  • Algodão: O plantio da primeira safra foi concluído. O plantio da segunda safra será realizado após a colheita da soja, com o uso de sistema irrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui