Entre os dias 25 de janeiro e 2 de fevereiro, o Metrô de Belo Horizonte (Metrô BH) terá alterações em sua operação devido às obras de revitalização da Linha 1. A intervenção prevê a substituição completa dos componentes de um trecho da via permanente, como parte do projeto de modernização conduzido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). O objetivo é oferecer um sistema de transporte público mais moderno e eficiente para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Mudanças na operação
Nos finais de semana (25 e 26 de janeiro, e 1º e 2 de fevereiro), os trens circularão em via única nas estações Calafate, Carlos Prates e Lagoinha, com intervalos de 24 minutos entre as viagens, sem necessidade de baldeação.
Durante os dias úteis, haverá as seguintes alterações:
- Horários de pico:
- Entre as estações Central e Eldorado: intervalos de 16 minutos, com baldeação na Estação Carlos Prates e embarque por uma única via na Estação Lagoinha.
- Entre as estações Vilarinho e Central: intervalos de 8 minutos. Alguns trens seguirão diretamente para a Estação Eldorado, e outros para a Estação Central. Os passageiros devem verificar os letreiros dos trens antes de embarcar.
- Demais horários:
- Intervalos de 16 minutos, com baldeação na Estação Carlos Prates e embarque por uma única via na Estação Lagoinha.
Revitalização da Linha 1
As obras de revitalização da Linha 1 têm previsão de conclusão em 2026. A concessionária responsável, em parceria com o Governo de Minas, busca acelerar os benefícios da concessão para garantir melhorias no transporte público da RMBH no menor prazo possível.