O que é uma exchange de criptomoedas e como escolher?

0

Saiba como esse mecanismo impacta diretamente na performance dos investidores no mercado financeiro

Quando se fala em exchange de criptomoedas pode soar estranho para você, o que é normal porque estamos falando de um conceito que está crescendo, porém, ainda não é tão acessível a todas as pessoas.

Mas afinal, o que é exchange de criptomoedas? Ao pé da letra, a palavra “exchange” significa troca (permuta). Sendo assim, esse mecanismo funciona como um intermediário entre acionistas e empresas.

Tratam-se de plataformas eletrônicas que atuam como corretoras desse tipo de moedas. Por meio delas, as pessoas fazem a compra, venda, troca e custódia de suas criptomoedas ou de outros ativos digitais, como é o exemplo dos tokens.

Ao potencializar a interatividade entre vendedores e compradores, as exchanges viabilizam para os dois lados o cumprimento de todos os acordos previamente feitos, no que diz respeito a valores, oferecendo para ambas as partes o máximo de praticidade e segurança na operação.

Funcionamento na prática?

As exchanges funcionam em um formato similar às corretoras de valores que trabalham no mercado financeiro convencional. Neste contexto, a principal atividade delas é intermediar transações entre vendedores e compradores, envolvendo as moedas digitais.

Além disso, as exchanges oferecem mais serviços, como soluções de pagamento utilizando criptoativos e a custódia de criptomoedas, caso a pessoa não se interesse em ter uma carteira digital própria.

Neste contexto, os principais tópicos que definem o funcionamento das exchanges de criptomoedas são:

  • Cadastro: para fazer o registro como cliente, a pessoa preenche um formulário eletrônico na própria plataforma, com todas as informações;
  • Livro de ofertas: cada corretora possui seu próprio livro de ofertas, onde estão indicadas as criptomoedas autorizadas para transações;
  • Regras próprias: as corretoras têm formatos personalizados de atendimento, com regras próprias de interatividade com cada cliente;
  • Diferença de cotação entre corretoras: cada exchange funciona individualmente. Os negócios seguem a lógica de demanda interna e procura por criptoativos;
  • Benefício tributário: a legislação tributária contempla pessoas que têm operações com criptomoedas, por meio de uma consultoria das exchanges;
  • Funcionamento non-stop: as operações podem ser feitas a qualquer momento, pois as exchanges funcionam 24 horas, o que viabiliza as transações em formato online.

Critérios de escolha de uma criptomoeda

De acordo com especialistas do ramo, o primeiro passo é verificar o histórico dos associados e da corretora, observando alguns dados como CNPJ, endereço físico, telefone, e-mail e outros contatos fornecidos.

Neste contexto, também é essencial avaliar se não existem processos em andamento contra a plataforma eletrônica.

Outro ponto importante é observar as alíquotas e taxas cobradas que ela debita de seus clientes como saques, depósitos e transferências (de criptoativos e de moeda fiduciária), assim como os limites de cada operação.

Vale ressaltar também que é essencial verificar se a criptomoeda atende a sua necessidade. Isso passa por uma análise minuciosa do livro de ofertas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui