Prefeito de Nanuque é eleito presidente da AMUC

0

A sede da AMUC (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri) ficou pequena para a quantidade de prefeitos que se reuniram na manhã desta sexta-feira (17/01) para discutirem os rumos da entidade, que enfrenta problemas financeiros, e o retorno dos municípios de Teófilo Otoni e Caraí à instituição. A AMUC é uma empresa privada que presta serviço público e não recebe verba Federal. Hoje foi o último dia do mandato do presidente Geraldo Amador. O prefeito de Nanuque Ramon Ferraz foi o escolhido para ser o novo presidente após votação.


O novo presidente da Associação, Ramon Ferraz aposta na união dos 27 municípios do Vale do Mucuri para alavancar o desenvolvimento regional

O debate acalorado ficou tenso quando o prefeito de Pavão, Carlão, discordou de alguns pontos da proposta apresentada pelo prefeito Getúlio Neiva. Este preferiu não continuar na reunião e se retirou.

Segundo André Neiva, o Getúlio se sentiu um pouco ofendido. Na proposta apresentada pela prefeitura à diretoria da AMUC, está a doação da área para a construção da sede. A entidade tem um gasto mensal de mais de R$ 3.500. O secretário acredita que uma sede própria geraria uma economia substancial para a AMUC. “Além de uma contribuição mensal que seria 1% do FPM numa parcela única nesse primeiro ano de retorno que seria R$9000. O prefeito propôs esse que seria 1/3 da contribuição. O dinheiro seria transformado além da doação do terreno, transformado em serviços para a construção da sede”, explica.

Os prefeitos decidiram discutir o assunto numa nova assembleia para avaliar melhor a proposta apresentada pelo prefeito de Teófilo Otoni. “O que me lamenta é que no início do ano a secretária executiva nos apresentou uma proposta de um pagamento diferenciado, sem doação de imóvel, sem compromisso de construção, e o prefeito entendeu naquele momento não ser possível em função da dívida herdada da administração anterior. Houve uma contradição por parte da secretária executiva, acho que ela foi à prefeitura fazer uma proposta e aqui eu trouxe uma proposta muito maior, mais interessante, mas eu tenho certeza que no final vai dar tudo certo”, desabafou.

O ex-presidente da AMUC Geraldo Amador enfatiza que na sua gestão a Associação conquistou alguns benefícios, como a ampliação no quadro de associados, e parcerias com o governo de minas.

O novo presidente da Associação, Ramon Ferraz aposta na união dos 27 municípios do Vale do Mucuri para alavancar o desenvolvimento regional. Para ele, esse fator é imprescindível, pois Minas Gerais é cheia de contrastes, e o Vale do Mucuri é uma região esquecida. O prefeito de Nanuque ressaltou a importância do retorno de Teófilo Otoni à entidade por sua atuação política e econômica.

“A união vai trazer a construção de um novo Vale. A AMUC é imprescindível, é daqui que vai sair um Vale do Mucuri forte e rico. De uma população pobre, mas é um Vale de oportunidades. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar para que realmente aconteça o desenvolvimento local”, conclui o presidente.

A AMUC e seus municípios

A Associação dos Municípios Da Microrregião do Vale Do Mucuri , estabelecida à Av. Alfredo Sá, 1.769 – Bairro São Diogo – Teófilo Otoni, Estado de Minas Gerais, é uma entidade civil que presta serviços públicos, criada em 17 de agosto de 1983, de duração indeterminada, objetivando a integração administrativa, econômica e social dos municípios que a compõem: Águas Formosas, Ataléia, Bertópolis, Campanário, Caraí, Carlos Chagas, Catuji, Crisólita, Franciscópolis, Frei Gaspar, Fronteira dos Vales, Itaipé, Itambacuri, Ladainha, Macachacalis, Malacacheta, Nanuque, Novo Cruzeiro, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Pavão, Pescador, Poté, Santa Helena de Minas, Setubinha e Umburatiba.

(Fonte: Diário de Teófilo Otoni)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui