O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) orienta sobre os cuidados que devem ser observados no momento da compra dos presentes para as crianças. Segundo o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, todo brinquedo só pode ser comercializado se apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Os responsáveis também devem conferir se a indicação da faixa etária corresponde à idade da criança a ser presenteada”, enfatiza.
Em relação ao vestuário infantil, em especial para crianças de 0 a 7 anos, é fundamental verificar se as peças não oferecem riscos, já que podem conter botões, cordões, zíper, bordados e pedrinhas, como lantejoulas, que possam machucar ou serem engolidas pelos pequenos, caso se soltem. Por este motivo, o diretor recomenda que o consumidor só adquira brinquedos e vestuário no mercado formal, mediante a emissão da nota ou cupom fiscal, que é a garantia no caso de reclamação do produto na loja, fabricante ou órgãos de defesa do consumidor.
Confira outras orientações:
- Fique atento aos brinquedos da moda (pop it, slime etc), pois eles também devem ostentar o selo do Inmetro.
- Selecione o brinquedo considerando a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança.
- Redobre a atenção para que as crianças menores, em especial aqueles até 3 anos, não tenham acesso aos brinquedos dos mais velhos.
- Retire a embalagem e sacos plásticos do brinquedo antes de entregá-lo à criança.
- Leia com atenção as instruções de uso dos brinquedos e repasse às crianças.
- Verifique na etiqueta das roupas o tipo de tecido utilizado, e se a crianças a ser presenteada não é alérgica.
——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.