Uma cicatriz de qualidade é plana, fina e com coloração semelhante ao restante da pele; confira os principais cuidados
O processo de cicatrização é uma das principais reações naturais do organismo. Ao buscar manter a integridade da pele, quando esta passa por um rompimento, inúmeros fatores orgânicos do próprio corpo se unem na tentativa de recuperar o tecido comprometido. A mesma mecânica vale para a cicatrização após cirurgias, ainda que o rompimento da pele tenha sido proposital e premeditado.
De maneira geral, uma cicatriz de qualidade é aquela que apresenta características: plana, fina e com coloração semelhante à pele. Dessa forma, na maioria dos casos, elas acabam por passar despercebidas aos olhos. O grande objetivo desse processo é restaurar a área afetada e, se possível, a função do tecido.
É importante destacar que o processo de cicatrização é tão natural e dinâmico que se inicia no mesmo instante em que a lesão ocorre, sem necessitar de nenhum tipo de agente externo de qualquer outra natureza. Mas, apesar de iniciar rapidamente, a cicatrização acontece em três fases:
1. Fase inflamatória. Nessa etapa acontece a tentativa de reduzir o dano do ferimento, estancando o sangramento e atraindo células responsáveis pela reparação do tecido;
2. Fase proliferativa. Nesse momento, há a criação de novos vasos sanguíneos e formação de tecido saudável, iniciando o fechamento da lesão;
3. Fase de maturação ou remodelação. Na última etapa ocorre a formação de cicatrizes e alteração da composição final do tecido cicatrizado.
É preciso destacar que a recuperação varia de organismo para organismo e de acordo com o tipo de ferida. De modo geral, a camada mais superficial e fina da pele leva 7 a 10 dias para fechar; enquanto a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.
Principais cuidados com a cicatrização
Toda pele precisa de atenção e cuidados durante o processo de cicatrização. As principais dicas, nesse caso, é manter a pele hidratada com cremes específicos e também com uma maior ingestão de água. Evitar coçar a região é fundamental, pois essa ação poderá agredir o processo de cicatrização com as unhas.
Outra importante dica é evitar expor a cicatriz ao sol, enquanto ela não adquire a tonalidade natural da pele. Após esse momento, lembre-se de aplicar protetor solar. Por último, é fundamental seguir as orientações médicas em casos de cicatrizes pós-cirúrgicas e outras indicações de especialistas.