Corpo de Bombeiros alerta população para riscos de afogamento

0

Durante o verão e período de férias, muitas pessoas procuram diversão em cachoeiras, lagoas e rios. Atraídas pela sensação de refrescância e descontração, a população busca aproveitar as muitas belezas naturais de Minas Gerais e as muitas regiões banhadas por água.

Entretanto, é preciso estar atento aos riscos de afogamento e outros acidentes comuns neste tipo de programa como quedas.

Para evitar que a diversão vire tragédia, é fundamental seguir normas de segurança preconizadas pelo Corpo de Bombeiros (CBMMG). Infelizmente, tristes estatísticas comprovam que, muitas vezes, a negligência e a desatenção causam acidentes, inclusive com perda de vidas. 

Segundo o CBMMG, somente nos três primeiros dias deste ano 17 pessoas perderam a vida em afogamentos ocorridos em Minas Gerais.

Estatísticas

A corporação destaca que, no ano passado, 333 pessoas morreram afogadas em cachoeiras, lagoas e rios do estado. O número representa um aumento de 18% em relação ao ano anterior, 2019.

Chama a atenção o aumento no número de afogamentos em Minas a partir de 2018, e também aumento no número de mortes nesse tipo de ocorrência. Daí a importância de alertar a população para comportamentos de risco, principalmente no verão, época considerada a mais crítica do ano devido a maior procura de banhistas pelo lazer nas águas. O calor e as férias escolares ampliam ainda mais a busca por atividades próximas à espelhos d´água e afins.

Cuidado

Nas estatísticas do CBMMG, janeiro é considerado o mês mais crítico do ano para acidentes dessa natureza, seguido de dezembro. No período, há um aumento médio de 30% na quantidade de fatalidades em comparação aos outros meses do ano.

Os dados de 2021 representa um recorde: as 17 mortes nos três primeiros dias do ano representam mais da metade de todas as mortes ocorridas em janeiro do ano passado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, para evitar que o período de férias e de descanso com a família seja interrompido por uma tragédia ou por um acidente grave, é preciso seguir algumas dicas, que são extremamente simples.

Escolha segura

Antes de tudo, escolha um local seguro para se divertir, dando preferência para regiões que tenham a presença de bombeiros militares ou guarda-vidas realizando a supervisão dos banhistas.

As lagoas e os rios são os locais em que que mais ocorrem afogamentos em Minas Gerais.

Estes balneários possuem características específicas que potencializam as chances de afogamento.

Também a água turva ou escurecida de lagoas e cachoeiras podem camuflar riscos em potencial para banhistas.

Ao nadar em lagos, é preciso tomar cuidado com objetos que estejam submersos; em cachoeiras, o desnível de uma pedra para outra e a presença de lodo escorregadio também devem ser identificados e evitados, pois são perigosos.

Por mais que o CBMMG prepara os militares de forma contínua para atuar em situações de supervisão e socorro, o melhor para uma diversão segura é se prevenir de acidentes.

Apoio em MG

A importância de eleger locais supervisionados por bombeiros deve ser levada em consideração.

Isso porque tais profissionais são extremamente capacitados para agir imediatamente, salvando vidas.

Durante os treinamentos, os militares têm a oportunidade de rever e aprender técnicas de abordagem a vítimas de afogamento, utilizando equipamentos específicos como nadadeiras, máscaras, snorkel, life belt, boias e cordas de salvamento aquático.

As técnicas abordadas variam de acordo com os materiais empregados e o número de bombeiros na ocorrência, já que eles podem fazer a abordagem de forma individual ou em duplas.

Além de utilizar técnicas de salvamento aquático, os bombeiros também contam com o apoio de barcos, lanchas e jet-skis para aumentar a área de atuação e proporcionar um atendimento rápido aos banhistas.

Ligue 193

Ao avistar uma pessoa se afogando, o mais correto é buscar ajuda de um serviço de emergência.

Caso a pessoa não tenha capacitação para realizar um salvamento, a orientação é que jamais o faça. No máximo ofereça um objeto flutuante para que a vítima possa se apoiar. Ao presenciar um afogamento, ligue, imediatamente para o 193.

A seguir, confira as principais dicas de segurança em programas aquáticos:

– Nunca nade sozinho;

– Crianças só devem nadar sob supervisão de um adulto;

– Não entre na água após ingerir bebidas alcoólicas, pois o álcool afeta os sentidos dos banhistas;

– Não entre na água em locais que você não conheça. Antes disso, descubra características do local, como profundidade e força da correnteza;

– Nunca ultrapasse faixas e placas de avisos de perigo. Sempre fique atento à sinalização de segurança do local;

– Não entre na água após refeições pesadas por causa do risco de cãibras;

– Não salte de locais elevados para dentro da água e nem mergulhe de cabeça, pois a água pode esconder tocos de madeira, pedras e objetos pontiagudos;

– Evite brincadeiras de mau gosto, como: “caldos”, “trotes” ou “saltos”;

– Não se afaste da margem;

– Se começar a chover e relampejar, saia da água;

– Nunca nade perto de embarcações, por causa do risco de ser atingindo por elas;

– Em caso de afogamento, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar (193);

– Sempre procure nadar em locais onde há a presença do Corpo de Bombeiros Militar ou guarda-vidas.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui