PIB de Minas Gerais cresce 8,1% no terceiro trimestre de 2020

0

Após o colapso de atividades devido aos reflexos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ocorrido no segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais apresentou expansão de 8,1% no terceiro trimestre de 2020 (em comparação aos três meses anteriores).

A razão foi a retomada gradual das atividades e a flexibilização de medidas de restrição à circulação de pessoas.

Para a economia brasileira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou um crescimento de 7,7% na mesma base de comparação.

No entanto, segundo o governo do Estado, é importante analisar este resultado com ressalvas já que a recuperação do terceiro trimestre incidiu sobre uma base de comparação extremamente deprimida e o nível de atividade ainda não foi capaz de retornar ao patamar do período pré-pandemia.

O resultado positivo no terceiro trimestre de 2020 em Minas Gerais refletiu a forte influência da retomada ocorrida na indústria de transformação (21,1%) e no comércio (16,1%).

No Brasil, as recuperações dessas atividades econômicas também tiveram destaque com crescimento, respectivamente, de 23,7% e 15,9%. 

Confira neste link a íntegra do relatório da Fundação João Pinheiro (FJP) referente ao PIB de Minas Gerais no terceiro trimestre de 2020.

Gráfico: Taxa de variação no trimestre contra o trimestre imediatamente anterior do índice de volume do Produto Interno Bruto Trimestral – Minas Gerais e Brasil – 1° Trimestre/2018- 3°Trimestre/2020 – Fonte: Fundação João Pinheiro (FJP)

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui