A comida do futuro segundo a culinária vegetariana

0

Mais do que um cardápio baseado em plantas, o vegetarianismo tem ganhado espaço com inovações cada vez mais atrativas

Até pouco tempo, o vegetarianismo era cercado por muitos mitos devido à sua identificação como um tipo de comida sem sabor e sem nutrientes advindos da proteína. No entanto, a última pesquisa da Datafolha sobre o tema, de 2017, mostra que 63% dos brasileiros desejam reduzir o consumo de carne em seu dia a dia. Além disso, hoje, 14% da população brasileira se declara vegetariana.

Os principais fatores que motivam o interesse por essa mudança alimentar são as preocupações relacionadas à saúde, ao meio ambiente e também às inovações de uma cozinha disruptiva, que hoje aposta em técnicas e tecnologias que visam quebrar a ideia de que a carne precisa ser o elemento principal de uma boa refeição.

O interesse pelo vegetarianismo foi sentido até mesmo na economia, em que produtos que eram feitos apenas pelas mãos de pequenos produtores ou por marcas estrangeiras, como queijos e carnes vegetais, agora ganham destaque e experimentam uma grande expansão. Além disso, o que antes era identificado como restaurante de nicho, se tornou tendência e conquista espaço até mesmo nos cardápios convencionais.

Vale destacar, ainda, que cerca de 90% dos consumidores de produtos “plant-based”, isto é, baseados em plantas, não são vegetarianos, segundo pesquisa publicada em novembro de 2019 pela consultora norte-americana NPD. Seja por curiosidade ou por busca de uma alimentação mais saudável e nutritiva, a comida vegetariana promete ser a comida do futuro.

Mudanças e inovações na comida vegetariana

É importante lembrar que durante muitos anos, a proteína texturizada de soja, conhecida como PTS, foi o mais famoso substituto da proteína animal nos pratos vegetarianos. No entanto, com o objetivo de criar produtos proteicos capazes de suprir as necessidades nutricionais do organismo com mais sabor, outros ingredientes têm sido explorados como a proteína de ervilha e a farinha de grão-de-bico. Além disso, diversas inovações têm sido realizadas, com o uso de espessante alimentar e outras novas soluções que agradam até os paladares mais exigentes.

Portanto, a substituição de produtos animais por outros de mesmo conceito, mas à base de vegetais, é um caminho bastante promissor e promete atrair olhares para as inúmeras possibilidades da gastronomia vegetariana, contribuindo, inclusive, para aqueles que estão em processo de transição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui