Orientações para quem está com dificuldade em pagar o aluguel em BH

0

Às vezes a gente acaba passando por dificuldades financeiras e isso é normal, mas o que fazer nessas situações?

Não efetuar o pagamento do aluguel em BH pode acarretar em uma série de problemas, tanto para o proprietário do imóvel quanto para você, como a o despejo por exemplo!

Mas não precisa entrar em pânico, caso esteja passando por alguma dificuldade financeira no momento o melhor a se fazer é manter a calma e pensar em uma solução.

Todos sabemos que nos dias de hoje está realmente complicado para algumas pessoas, devido a pandemia, que afeta não só a saúde, mas também acarretou em problemas para a economia, fazendo com que muitas pessoas saíssem perderam seus empregos ou acabassem tendo que se afastar, consequentemente sofrendo uma diminuição no valor do salário que ficou bem reduzido. Isso acabou deixando quem vive de aluguel em uma posição bem desagradável, fazendo com que as pessoas pedissem desconto no aluguel, mas isso não é nenhum crime e se você também está sofrendo economicamente com essa crise pode recorrer a isso também, sem problema algum.

Claro que você tem a opção de recorrer a ajuda de um tato amigo, porém não é necessário sair correndo do imóvel dessa forma. Caso você não possa ir morar com outra pessoa ou simplesmente não quer, por motivos pessoais, não há problema nenhum, desde que você converse com o proprietário entrando em um acordo ou busque outros meios para pagar o aluguel em dia, afinal você não quer causar problemas ao proprietário certo?

A primeira coisa a se fazer em situações como essa é tentar falar diretamente com o proprietário do imóvel. Leve consigo seus documentos juntamente a um comprovante de renda, que comprove que está passando por dificuldades em relação ao pagamento das parcelas mensais do aluguel do imóvel e caso em sua carteira de trabalho contenha o registro do seu salário porém você não está recebendo o valor que consta nela, leve o seu holerite, para comprovar que o seu salário foi reduzido e se foi desligado da empresa também deverá comprovar, levando a carta de demissão.

Tendo tudo em mãos se prepare para a negociação!

 1 – Antes de entrar em contato com o dono do imóvel, se informe sobre como anda o mercado imobiliário da sua região, de acordo com a situação econômica atual, para poder ter como criar um diálogo com argumentos baseados em fatos existentes, assim você fica mais confiante na hora de falar e ficará mais fácil para negociar.

2 – Seja honesto em tudo que falta, isso é muito importante, por isso é crucial que você fale o que está acontecendo realmente, mas não aumente a história ou tente apelar para o lado emocional do proprietário. Lembre-se que da mesma forma que você está com dificuldades financeiras, ele também pode estar passando pela mesma situação. Tenha uma conversa franca.

3 – No momento em que estiver negociando, é bom que registre tudo o que dito, para que posteriormente não ocorra nenhum problema quanto ao acordo feito, tanto para você quanto para a pessoa que fornece as casas para alugar em BH. Caso a negociação for por e-mail, não apague nada do que foi dito, guarde para caso precisar!

4 – Após a negociação ser feita e entrarem em um acordo justo para ambos os lados, é bom que seja feito um novo contrato para que se tenha tudo registrado e assinado por ambos perante a lei.

5 – Caso você tenha receio de conversar direto com o dono do imóvel, busque a ajuda da imobiliária, assim ela fará a intermediação entre vocês, evitando o desgaste da sua relação para com o proprietário e tentado resolver tudo da melhor forma possível.

É claro que pode acontecer de vocês não conseguirem entrar em um acordo, isso é algo inevitável, porém caso não tenha nenhuma outra alternativa, pode recorrer ao seu fiador, para que ele assuma o pagamento do aluguel enquanto você se recompor financeiramente.

E se você já tentou chegar em um acordo com o proprietário por conta própria, pela imobiliária que disponibilizou os apartamentos para alugar em BH, o seu fiador também está em um momento difícil e não tenha como lhe ajudar e não tem nenhuma outra solução viável, para que você não acabe tendo que desocupar o imóvel, há um recurso que pode usar em último caso… Como estamos passando por um momento de crise por conta de uma pandemia mundial e grande parte da população foi afetada, tem que se haver um bom senso tanto de sua parte, quanto da parte do proprietário do imóvel, mas se o proprietário se recusar a diminuir nem que seja um pouco do aluguel e para a segurança de sua saúde, você precisa de um local para morar e de acordo com a o artigo 19 da Lei do Inquilinato, se você estiver morando no imóvel em um período superior ao de 3 anos, registrado em contrato, você pode solicitar que seja feita uma revisão judicial do valor cobrado pelo aluguel, para que seja feito um reajuste justo no valor cobrado, de acordo com a situação atual do mercado.

Gostou desse artigo? Então compartilhe em todas as suas redes sociais com seus amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui