A pesquisador brasileira Manaíra Aires Athayde e os portugueses Fernando Martins e Gil Correia venceram a 9ª edição do Prêmio Científico da Casa da América Latina de Lisboa. Os portugueses Martins e Correia foram agraciados nas categorias de Ciências Econômicas e Empresariais e Tecnologia e Ciências Naturais, respectivamente. Os prêmios são no valor de 5 mil euros.
Manaíra Athayde ganhou na modalidade Ciências Sociais com uma tese sobre o poeta luso Ruy Belo e o modernismo brasileiro, desenvolvida na Universidade de Coimbra. Ela desenvolve trabalhos nas áreas de literatura comparada (estudos portugueses e brasileiros); espólios e arquivos literários; crítica genética e narrativas transmidiáticas.
O júri atribuiu uma menção honrosa a Virgílio Coelho pelo trabalho O fio de Ariadne: Desilusão e sensibilidade política em Os Maias, desenvolvido na Universidade Federal Minas Gerais (UFMG).
Uma tese sobre a rigidez de preços e salários em Portugal garantiu a Fernando Martins, estudante português do Instituto Superior de Economia e Gestão, o prêmio na categoria Ciências Econômicas e Empresariais.
Outro português, Gil Correia, venceu na seção de Tecnologia e Ciências Naturais com uma pesquisa sobre as reservas de petróleo, desenvolvida na Unicamp.
Para esta nona edição, foram registradas 119 candidaturas de Portugal, Brasil, Argentina, Colômbia, Cuba, Equador, Honduras, México e Peru.
Manaíra Aires Athayde (Foto: Divulgação/UFAL)
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: Agência Brasil)