Vinte anos depois, moradora de Itinga cobra casa prometida por Lula

0

A primeira vez que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Teresa Fernandes Pessoa, a Teresa das Panelas, foi em 1993, durante a caravana da cidadania na qual reconstituiu a viagem de pau-de-arara que o levou de Caetés (PE) até São Paulo. “Ele me disse para rezar porque se fosse eleito me daria uma casinha”, lembra Teresa.

Vídeo:

Lula ficou impressionado com a pobreza do lugar onde ela criou 12 filhos, um cubículo de alvenaria sem janela com meia parede dividindo os dois ambientes, quarto e cozinha, um fogão à lenha e uma dispensa vazia.

Figura folclórica em Itinga, Teresa é da primeira leva de beneficiários do Bolsa Família. Dez anos após o lançamento do programa, ela continua dependendo do benefício para se manter. O cubículo ganhou um armário, fogão a gás e geladeira. Mas nada disso foi comprado com o dinheiro do programa social. “Quem me deu foram os crentes lá de Campinas (SP)”, diz.

A dispensa não fica mais vazia, mas Teresa até hoje não esqueceu a promessa de Lula. “Ele não deu, não. Mas fazer o quê?”

Leia também:

Fiscalização aponta falhas de Itinga na gestão do Bolsa Família
Ex-beneficiária do Bolsa Família vira empresária
Berço do Bolsa Família, cidade de Itinga ainda caminha para espantar a pobreza

Fonte: IG – Ricardo Galhardo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui