Ex-beneficiária do Bolsa Família vira empresária

0

Dona de bar em Itinga, cidade mineira, é apontada com exemplo de ex-beneficiária que conseguiu encontrar uma porta de saída para o programa federal

Encostada atrás do balcão do bar de parede verde-limão no distrito Taquaral, cerca de 10 km do centro de Itinga, Cleide de Jesus Silva, a Cleidinha, 25 anos, aponta para rosquinhas e biscoitos – e não esconde o orgulho. “Eu fiz, está quentinho”, disse ela.

Vídeo:

Moradora da zona rural, Cleidinha estudou até a quinta série, saiu da casa dos pais aos 13 anos, foi morar na cidade onde conheceu o marido e pouco tempo depois estava grávida. Trabalhou de empregada, passou necessidade até o dia em que o correio entregou em casa o cartão do Bolsa Família. “Fiquei apavorada. Nunca tinha recebido correspondência”, lembra ela.

O benefício serviu de alicerce. Apesar de receber o dinheiro do governo, nunca parou de trabalhar. Vendeu verduras na rua e roupas, até juntar R$ 200. Foi seu capital inicial. Em vez de gastar o dinheiro, investiu tudo em doces, alugou um balcão por R$ 45 e montou uma banca na frente da casa do sogro. Três anos depois, a banca virou um bar com mesa de sinuca, produtos industrializados e os quitutes que ela mesma prepara.

Cleidinha é apontada pelos funcionários da Prefeitura de Itinga como exemplo de ex-beneficiária do Bolsa Família que conseguiu encontrar a porta de saída. “Minha vida é uma glória”, resume ela.

Leia também:

Fiscalização aponta falhas de Itinga na gestão do Bolsa Família
Vinte anos depois, moradora de Itinga cobra casa prometida por Lula
Berço do Bolsa Família, cidade de Itinga ainda caminha para espantar a pobreza

Fonte: IG – Ricardo Galhardo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui