O Cruzeiro enfim conseguiu a tão esperada sequência de vitórias no Campeonato Brasileiro e bateu o Atlético-PR por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 13ª rodada da competição. Os comandados do técnico Mano Menezes mostraram futebol eficiente, sofreram pouco na parte defensiva e aproveitaram as oportunidades criadas. Os gols foram marcados por Lucas Romero, aos 28min do primeiro tempo, e Rafael Marques, aos 40min da etapa final.
Com o resultado, a Raposa – que havia superado o Palmeiras no último domingo, no Mineirão, por 3 a 1 – atingiu 20 pontos na tabela de classificação e subiu do sétimo para o quinto lugar, na zona de qualificação para a Copa Libertadores de 2018. O G6 é uma realidade na Toca II, pois apenas o Sport – nono colocado, com 18 pontos – pode superar os mineiros nesta rodada. Os pernambucanos receberão a Chapecoense às 19h30 desta quinta-feira, na Ilha do Retiro, no Recife.
No próximo domingo, às 16h, o Cruzeiro receberá o Flamengo, no Mineirão, com expectativa de casa cheia. Já o Atlético-PR, que ficou em 15º, com 15 pontos, enfrentará o Corinthians às 19h de sábado, na Arena Corinthians, em São Paulo.
Cruzeiro venceu o Atlético-PR na Arena da Baixada (Foto: Geraldo Bubniak/Cruzeiro)
O jogo
Havia a expectativa para que Ezequiel, confirmado entre os relacionados na véspera do jogo, começasse entre os titulares na Arena da Baixada. Contudo, o incômodo no púbis do lateral-direito obrigou Mano Menezes a manter o volante Lucas Romero na posição. E a trinca de volantes, que funcionou na vitória sobre o Palmeiras, acabou desfeita. No lugar do suspenso Ariel Cabral, Mano escalou Lucas Silva. Já na vaga de Hudson, machucado, o escolhido foi o velocista Elber. O Cruzeiro, então, passou a atuar no 4-2-3-1, com dois meias abertos e Thiago Neves centralizado.
Apesar do esquema teoricamente mais ofensivo, o time celeste soube sofrer quando não teve a bola, como Mano Menezes tanto pediu nos treinamentos, e anulou os avanços do Atlético-PR nos primeiros minutos. Quando se soltou e procurou o ataque, foi perigoso. Aos 12min, Lucas Silva recebeu de Elber, ajeitou para a perna direita e soltou a bomba do meio da rua. Weverton resvalou a ponta dos dedos na bola, que explodiu no travessão. Aos 28min, Lucas Romero arrancou no campo de defesa, conduziu a redonda até o meio-campo e tocou para Thiago Neves, que, por sua vez, encontrou Alisson na linha de fundo. O camisa 11 rolou para trás e achou justamente Romero quase na marca do pênalti. O argentino bateu rasteiro e fez seu segundo gol pela Raposa: 1 a 0.
Somente depois de levar o gol é que o Atlético-PR ameaçou a meta estrelada, mas em ataques isolados. Aos 36min, Nicolas cruzou, Sidcley tentou um corta-luz e a bola passou à esquerda de Fábio. Quatro minutos depois, Otávio chutou de fora da área e obrigou o camisa 1 cruzeirense a espalmar. Nos acréscimos, Sidcley voltou a aparecer na grande área, porém cabeceou mal a bola levantada por Nikão e desperdiçou boa chance.
A tônica do segundo tempo foi parecida com a da etapa inicial: Atlético-PR com a posse de bola, mas sem ameaçar de maneira efetiva a meta de Fábio, que teve tranquilidade para defender todas as finalizações. Já o Cruzeiro, que priorizou a marcação durante a última parte, matou o confronto aos 40min. Depois de grande jogada de Nonoca, que driblou dois adversários e foi desarmado, Thiago Neves pegou a sobra e bateu cruzado. Weverton espalmou para o meio da área, e Rafael Marques – que acabara de entrar no lugar de Elber – ampliou o placar: 2 a 0.
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Fonte: Super Esportes / Repórter: Rafael Arruda)