Temporal inunda vias, derruba árvores e causa transtornos na Capital Mineira

0

O Temporal que atingiu Belo Horizonte na noite de domingo (4/12/2016) até a manhã desta segunda-feira (5) derrubou árvores, alagou vias e deixou consumidores sem energia elétrica. De acordo com a Defesa Civil Municipal, foram os maiores volumes de chuva (milímetros) por regional, nas últimas 24 horas. Na Regional Nordeste foram 136 milímetros; na Barreiro, 135,6mm; em Venda Nova, 133,6mm; Norte 129,6mm; Pampulha, 125,8mm; Leste, 107mm; Oeste, 68,8mm; Noroeste, 65,4mm e Centro-Sul, 60mm.

Uma árvore caída no Elevado Helena Greco, interditava nesta manhã o trânsito no sentido Avenida Pedro II, informou a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).

Na Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova, muito lixo ficou preso no alambrado, e a via ficou inundada. A água chegou próximo à estação. Pelo menos três ônibus ficaram presos durante a chuva e aguardavam para ser retirados do local. Foi preciso trocar o pneu de um deles que estourou. O motorista disse que passou por cima de um ferro trazido pela correnteza. Uma loja que vende peças para motos, a água entrou e molhou mercadorias e deixou lama espalhada pelo piso.

Alagamento na Avenida Vilarinho (Foto: Yuri Mendes Kazzaz/Reprodução Estado de Minas)

Ainda na Região de Venda Nova, carros foram arrastados pela correnteza. As pessoas que aguardavam por atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) se surpreenderam com a água que tomou conta da pista. A Avenida Doutor Álvaro Camargos fixou inundada e carros foram arrastados.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta das 19h30, havia registro de queda de árvores no bairro Floresta, na Região Centro-Sul; no Esplanada, na Região Leste; no Dona Clara, Região da Pampulha; e no Floramar, Região Norte. No Esplanada, uma árvore atingiu o portão de uma casa, conforme os militares.

Segundo a Defesa Civil, no cruzamento das avenidas Cristiano Machado e Sebastião de Brito, no Dona Clara, várias árvores caíram. Já na via 240, outras três árvores caíram. Em outro ponto do bairro uma árvore caiu sobre um veículo.

A Defesa Civil informou ainda que por volta das 19h a região da Avenida Vilarinho, em Venda Nova, estava em alerta por risco de o córrego transbordar.

Houve também registro de queda de energia em alguns bairros. No bairro Dona Clara, na Região da Pampulha, bombeiros trabalharam durante a madrugada no corte das árvores que caíram no local. Uma árvore fechou completamente a Rua Ivan Lins, que caiu sobre fios que ainda estavam energizados.

A Rua Cassiano Campolina foi outra que ficou totalmente interditada. Ainda no bairro Dona Clara, na Rua Chagas Carvalho, uma árvore destruiu a calçada e caiu em cima de um carro que estava estacionado. Na Avenida Sebastião de Brito, uma árvore bloqueou a pista no sentido Avenida Cristiano Machado.

Árvore caída na Rua Cassiano Campolina, em BH (Foto: Abner Barbosa/Reprodução Estado de Minas)

Muita chuva também atingiu o Aeroporto da Pampulha. Parte do telhado do hangar dos bombeiros foi arrancada pelo vento. Um militar ficou ferido e levado para o hospital. Ainda no bairro Aeroporto, o temporal derrubou muitas árvores, os galhos ocupavam quase toda a pista. A chuva também deixou a região sem luz. Na Avenida Antônio Carlos, alguns sinais de trânsito pararam de funcionar. Uma casa, no bairro Santa Amélia, parte do muro desabou.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o metrô circulou com intervalos diferenciados na noite de domingo por causa da queda de árvore registrada na altura da Estação José Cândido da Silveira.

Apesar da ocorrência, não houve interrupção das viagens. Apenas no trecho entre as estações Santa Inês e Minas shopping, os trens trafegaram em uma única via, a cada 20 minutos, até o fim da operação às 23h.

Em BH, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) registrou queda de energia no domingo, principalmente na Região Leste, entre 19h30 e 20h30. A principal causa foi quedas de galhos de árvores na rede. Nesta segunda, de acordo com a Cemig, apenas clientes isolados estavam sem energia.

Interior

No interior, houve queda de duas torres de transmissão próximo a Governador Valadares, na Região Leste de Minas. As estruturas caíram por causa do mau tempo. A Cemig disse que o conserto vai demorar. Outras oito cidades ficaram sem energia durante a noite: Central de Minas, Mantena, Divino das Laranjeiras, Itabirinha de Minas, Nova Belém, Mendes Pimentel, São João do Manteninha e São Geraldo do Baixio. Essa última já teve o serviço restabelecido.

(Fonte: G1 Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui