A tempestade que atingiu, ontem (4/12/2016), a região Leste de Minas Gerais deixou nove cidades sem energia elétrica. Duas torres da linha de distribuição que liga Central de Minas a Governador Valadares foram derrubadas por rajadas de vento.
Cerca de 60 profissionais da Cemig – entre técnicos e engenheiros – estão envolvidos no atendimento da ocorrência. Três torres provisórias estão sendo levadas para substituir as danificadas. Como o local é de difícil acesso, alguns equipamentos serão transportados de helicóptero. Além disso, tratores e quadrículos estão sendo utilizados para abrir acesso e ajudar na limpeza da área.
Devido ao local ser de difícil acesso a complexidade do serviço, ainda não é possível informar a previsão de conclusão dos serviços de reparo.
Seis Unidades de Geração e Transmissão Móveis (UGTM) estão sendo deslocadas para que forneçam eletricidade a pontos principais da região como hospitais, postos de saúde, captação e tratamento de água das cidades enquanto a Cemig executa a construção das novas torres.
As cidades prejudicadas pela queda das torres são as seguintes:
– Central de Minas
– Mantena
– Divino das Laranjeiras
– Itabirinha
– Nova Belém
– Mendes Pimentel
– São João do Manteninha
– São Félix de Minas
– São Geraldo do Baixio (100% normalizado)
Torres de linha de distribuição caem no Leste de Minas (Fonte: CEMIG/Divulgação)
(Ascom Cemig)