Trabalhadores dos Correios em Minas Gerais aderem à greve nacional

0

Trabalhadores dos Correios em Minas Gerais aderiram nesta quinta-feira (15/09/2016) à greve nacional, segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Sintect-MG). A paralisação é por tempo indeterminado. Um ato foi realizado em Belo Horizonte durante a manhã.

A entidade, que representa 657 municípios no estado, ainda não informa o número de funcionários parados. Segundo os Correios em Minas, nesta manhã, a adesão era de 5% dos 12.743 trabalhadores no estado.

A categoria reivindica 15% de reajuste e afirma que é contrária a privatização e demissões. Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (14) em Belo Horizonte, os trabalhadores rejeitaram proposta de reajuste de 6% para este ano e 3% para 2017.

“De agosto de 20015 a julho de 2016, a inflação oficial foi de 9,56%. O aumento de 6% já implica numa perda (pois referencia perdas já acumuladas nesse período) de 3,25%, Portanto, os 6% são, na realidade, 2,75% em cima do poder de compra do trabalhador”, diz comunicado do Sintect-MG. Segundo o sindicato, a entidade representa 9 mil trabalhadores e abrange 77% das cidades mineiras, excluindo parte das regiões Sul e Triângulo.

O ato em Belo Horizonte foi iniciado no Complexo Operacional dos Correios, no Anel Rodoviário, na Região da Pampulha. Segundo o sindicato, cerca de 600 participaram.

Trabalhadores dos Correios em Minas aderem à greve nacional (Divulgação/Sintec-MG)

Greve nacional

A proposta apresentada pelos Correios inclui reajuste de 9%, sendo 6% a partir de agosto de 2016 e 3% a partir de fevereiro de 2017, e reajuste nos benefícios em 8,74%.

De acordo com os Correios, no país, 98% dos empregados estão trabalhando normalmente nesta quinta-feira (15). A adesão concentra-se na área de distribuição (carteiros), sendo que as agências estão abertas e operando dentro da normalidade.

A proposta foi aceita por 25 sindicatos, que representam uma base de mais de 85 mil trabalhadores, e rejeitada por 10 sindicatos, segundo a empresa. Os sindicatos que aceitaram a proposta foram: ACR, AL, AM, AP, BA, BSB, ES, GO, MA, Juiz de Fora/MG, Uberaba/MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, RO, Santos/SP, Bauru/SP, Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo Metropolitana/SP e TO.

Das bases sindicais com rejeição à proposta, apenas seis optaram por entrar em greve. Os sindicatos da PB, Santa Maria/RS, São José do Rio Preto/SP e Vale do Paraíba/SP rejeitaram a proposta, mas não estão em greve.

Os Correios informaram que a negociação prossegue e há previsão de assinatura do Acordo Coletivo no início da próxima semana.

Trabalhadores dos Correios em Minas aderem à greve nacional (Divulgação/Sintec-MG)

Trabalhadores dos Correios em Minas aderem à greve nacional (Divulgação/Sintec-MG)

Trabalhadores dos Correios em Minas aderem à greve nacional (Divulgação/Sintec-MG)

(Fonte: G1 MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui