Policiais civis são presos em operação no Vale do Aço

0

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 15 de setembro de 2016, em Ipatinga, no Vale do Aço, a segunda fase de uma operação de combate a crimes praticados por policiais civis, especialmente, concussão, corrupção e participação em organização criminosa.

Estão em andamento várias investigações criminais que são desenvolvidas e acompanhadas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em conjunto com a Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Minas Gerais (CGPC). No último dia 6, a CGPC prendeu em flagrante um investigador de polícia, por crime de concussão. Na ocasião, um delegado de polícia fugiu.

A prisão preventiva da autoridade policial foi deferida e cumprida no último dia 12. Nessa segunda fase, ainda em andamento, já foram presos dois policiais civis, um despachante, um advogado e um terceiro – todos integrantes de esquema criminoso instalado no âmbito da Polícia Civil de Ipatinga. Dois investigadores da PC estão foragidos.

Ainda restam mandados a serem cumpridos. Os promotores de Justiça que acompanharam as prisões e buscas desta quinta-feira entendem que a maioria das autoridades policiais e dos policiais civis de Ipatinga são honestos e cumpridores de seus deveres, sendo que os alvos das duas fases da operação são exceções que não podem perpetuar com a prática de crimes.

Segundo os promotores, a demanda chegou à CGPC e ao MPMG por provocação de vários policiais e autoridades policiais que não coadunavam com as práticas delitivas no âmbito policial. Os representantes do MPMG destacam, ainda, que a atuação em cooperação com as Corregedorias de Polícia é salutar e permite o desenvolvimento proativo do Controle Externo da Atividade Policial quanto à apuração de desvios.

Nesse sentido, de acordo com eles, a atuação resolutiva do MPMG tem maiores chances de alcançar os resultados esperados pela sociedade. “O fortalecimento e o empoderamento das corregedorias deve ser meta a ser perseguida pelo Ministério Público de Minas Gerais”, afirmam.

Segunda fase da operação ainda está em andamento (Foto: Diário Popular MG)

(Fonte: MPMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui