Associação dos Docentes acusa reitoria da Unimontes de pressionar grevistas

0

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Montes Claros (Adunimontes) acusa a reitoria da universidade de pressionar os professores designados para encerrarem o movimento grevista. Segundo a associação, a entidade ameaça não renovar os contratos de trabalho caso a greve não chegue ao fim.

Segundo o comando de greve, a reitoria da Unimontes emitiu um comunicado reforçando o encerramento dos contratos dos professores designados no dia 31 de julho deste ano. “Fomos informados em uma reunião anterior que os professores designados seriam mantidos, mas agora fomos informados que os designados só retornam caso o movimento chegue ao fim”, explica Leandro Freitas, representante do comando de greve.

Para a Adunimontes, a decisão da reitoria demostra que “ela persegue, desrespeita, retalia e pune professores com vínculo precário, quebrando acordos de maneira desleal e tratando tais professores (1/3 do corpo docente) como peças dispensáveis”.

A reitoria da universidade nega que o encerramento dos contratos esteja fundamentado na pressão sobre o movimento grevista. “O fundamento é exclusivamente de ordem gerencial, fundamentado em normas da nossa universidade, que são a lei. Principalmente a consciência dos próprios professores que o contrato termina no dia 31 de julho”, explica o reitor, João dos Reis Canela.

O reitor diz também que o Conselho de ensino, pesquisa e extensão deve-se reunir para restabelecer um novo calendário letivo para repor as atividades. “Mas para esta definição depende do término da greve e não temos como prevê, até mesmo pelo respeito que temos ao movimento”.

Imprevisão

Em meio ao impasse, é comum encontrar acadêmicos preocupados com a incerteza de quando serão retomadas as aulas. Em Janaúba, Adonis Lourenço da Silva cursa o décimo período de Agronomia, e não tem previsão para conclusão do curso.

“Eu passei no concurso da Polícia Militar e preciso apresentar documentação de conclusão do curso superior. Tenho colegas que passaram em pós-graduação, mas não sabem se poderão se inscrever, por falta desta documentação. Queremos que agilizem esta negociação, pois, quem realmente está sendo prejudicado, é o estudante”, lamenta.

Associação acusa reitoria da Unimontes de pressionar grevistas (Foto: Divulgação)

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui