Adolescente suspeito de assalto é morto durante perseguição policial em Montes Claros

0

Um adolescente de 15 anos morreu após ser baleado por um policial militar, na manhã desta terça-feira, 21 de junho, em Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar (PM), o menor Eduardo Rodrigues e um comparsa teriam assaltado uma loja de roupas no Centro da cidade. Eles fugiram em uma motocicleta e foram perseguidos pelos militares.

Durante a fuga, de acordo com a PM, o adolescente ameaçou os policiais com uma arma. Ao chegar à Avenida Francisco Gaeatane, no Bairro Major Prates, eles caíram da motocicleta e continuaram as ameaças. Um dos policiais atirou e atingiu o menor, que morreu no local. Após os disparos, a PM constatou que a arma utilizada pelo suspeito era uma réplica. No local, os suspeitos deixaram cair uma sacola com alguns bonés, que a polícia acredita ser produto do assalto.

O comparsa conseguiu fugir pulando muros de algumas casas. Segundo a PM, ele já foi identificado, mas até o fim da tarde desta terça-feira ainda não havia sido preso.

Leia a íntegra da nota divulgada pela PM de Montes Claros:

“Informamos a todos, principalmente aos órgãos de imprensa, que o Soldado da Policia Militar envolvido na solução do Boletim de Ocorrência de roubo à mão armada ocorrido hoje, no centro de Montes Claros, em que vitimou fatalmente a pessoa conhecida por Eduardo Rodrigues, um dos autores do roubo.

Todo procedimento foi dentro da legalidade e seguindo a doutrina descrita nos manuais da PMMG, especificamente o Caderno Doutrinário número 02. Não há no que se falar em excesso por parte da Policia Militar, por o marginal, por diversas vezes desobedeceu à ordem de parada, além de, por diversas vezes também, ter tentado atropelar quem em sua frente tentasse entrar.

No local da abordagem que culminou com o evento morte do autor do roubo, houve novamente parlamentação para que o mesmo jogasse a ARMA no chão, porém, além do mesmo desobedecer, ainda empunhou e apontou em direção ao militar.

Visando resguardar a sua vida e a vida do cidadão que trafegava a via naquele momento, foi feito os disparos voltado para os membros inferiores do autor, sendo o mesmo alvejado por um projétil, na altura da virilha, lado esquerdo. De imediato, foi feito contato com o Centro de Operações Policiais da 11 RPM, que por sua vez acionou o SAMU para proceder o socorro.

Infelizmente o alvejado não resistiu ao ferimento, mesmo não tendo danificado órgãos importantes e faleceu após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

O Policial Militar em questão está sendo ouvido em procedimento de tramite interno, acompanhado do Advogado da ANM PM BM Dr. Jarbas Aguiar, ocasião que, após toda a apuração do ocorrido, temos certeza que o mesmo será enquadrado dentro das excludentes de ilicitudes descrita no Código Penal Militar.”, assina a nota o Sargento Levy Castilho, Diretor Jurídico da ANM PM BM.

(G1 Grande Minas / PM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui