Gestantes recebem orientações sobre aleitamento materno em Brasília de Minas

0

O banco de leite humano do hospital Senhora Sant’Ana de Brasília de Minas, em parceria com a secretaria municipal de Saúde, realizou, nesta quarta-feira (27/4), um curso para casal gestante com objetivo de esclarecer eventuais dúvidas dos futuros pais sobre os assuntos ligados ao dia a dia do bebê.

O curso é realizado mensalmente, ministrado por equipe do banco de leite do hospital, composta por nutricionista, enfermeira, técnica em enfermagem, médica pediatra, bioquímica e assistente social. A cada edição, são oferecidas 10 vagas para casais.

De acordo com a coordenadora do banco de leite, a nutricionista Gracyele Cangussu, o curso em grupo pequeno permite a proximidade necessária para uma boa conversa e deixa os casais mais à vontade para apresentar suas dúvidas e serem orientados.

– As mulheres podem levar o companheiro, o pai do bebê, a mãe ou até outro acompanhante e, no treinamento, todos são preparados para enfrentar as possíveis dificuldades e os desafios que podem aparecer durante o processo de aleitamento materno e cuidados de rotina com o bebê – explica a coordenadora.

De acordo com Gracyele Cangussu, os participantes do curso recebem orientações sobre alimentação na gestação e lactação; benefícios do aleitamento materno exclusivo; preparo das mamas; como segurar corretamente o bebê; cuidados com o bebê (umbigo, troca de fraldas, banho, como vestir); cólicas e vacinação; e direitos e deveres das mães durante a internação. As futuras mamães são orientadas sobre os tipos de parto e incentivadas a manterem o aleitamento materno como forma exclusiva de alimentação durante os primeiros meses de vida do bebê.

– O curso é de fundamental importância para que nós mães possamos cuidar dos nossos bebês de forma carinhosa, mas com a segurança necessária. No meu caso, o tema cólicas chamou muita atenção. É uma ótima iniciativa do Município em promover esse momento de aprendizado – avalia a técnica em enfermagem Vileide Cardoso de Matos, gestante e participante do curso.

Ao final do curso, os participantes, além de receber certificado e participar de sorteio de brindes, também são convidados a conhecer as instalações da maternidade do Hospital Senhora Sant’Ana, que possui 13 leitos.

Gestantes recebem orientações sobre aleitamento materno (Foto: Divulgação)

Gestantes recebem orientações sobre aleitamento materno (Foto: Divulgação)

(Por Jerúsia Arruda / Grande Norte Comunicação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui