Escultor sabinopolense faz sucesso com suas obras

0

Peças únicas e cravadas com muito talento; imagens que retratam a fé e resignação de um homem que se encontrou na arte de esculpir em madeira; obra prima que se aperfeiçoou ao longo de mais de duas décadas de muita dedicação de um profissional de hábitos simples e uma bela história de redescoberta de si mesmo. Assim podemos começar a apresentar o trabalho de Vanderley Campos Sena, de 56 anos, escultor, especialista em imagens de santos em madeira, nascido na comunidade de Cachoeira, no município de Sabinópolis, na mesorregião do Vale do Rio Doce.

Somam um grande número o total de imagens de santos, oratórios, altares e nichos já criados até hoje, a partir de uma descoberta que veio como consequência da experiência de Vanderley com marcenaria. Depois de trabalhar alguns anos com móveis, portas, pisos e janelas, o artesão aprofundou sua intimidade com a madeira. Num momento que poderia parecer “inútil”, enquanto esperava o tempo passar, num descanso forçado, durante a recuperação de um acidente que o impossibilitou de caminhar, por um período, em 1984, o artista começou a aflorar. “Cavacando” em um toco de madeira esculpiu pela primeira vez. A primeira escultura em madeira foi um pequeno tatu (reflexo de sua vivência anterior na roça). Das peças que reproduziam alguns símbolos rurais, a motivação para o seu trabalho tornou-se hoje a retratação de sua própria religiosidade.

Escultor sabinopolense faz sucesso com suas obras (Foto: Divulgação)

Vanderley atende a encomendas de qualquer parte do mundo. As esculturas de santos são produzidas em tamanhos que vão de 30 cm de altura até o tamanho de um homem adulto. Cada escultura pode levar de 15 a 90 dias para ser finalizada. Em diversas igrejas, capelas, seminários, retiros espirituais, instituições de ensino, empresas e residências de Belo Horizonte e outras regiões do Brasil e do mundo são encontradas peças deste “artista sacro” que, como o Mestre Aleijadinho, personalidade por quem Vanderley tem muita admiração, também se dedica exclusivamente à escultura. “Vivo, graças a Deus, da minha arte”, tem orgulho de afirmar o artista.

O nome de Vanderley é citado em artigos que o colocam como referência de trabalhos artesanais em igrejas da região dos bairros Caiçara e Padre Eustáquio em Belo Horizonte (100 anos de Belo Horizonte – Região Noroeste). A primeira imagem em madeira de Padre Eustáquio (religioso holandês – 1890-1943) é de autoria de Vanderley. A escultura em cedro, matéria prima de preferência do artista, fica exposta na Capela de Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja dos Sagrados Corações, no bairro Padre Eustáquio, inaugurada em 2005. A imagem do santo em madeira somente passou a ficar exposta após a missa de beatificação de Padre Eustáquio (em junho de 2006).

Visite o site do escultor e saiba mais sobre ele e suas obras – www.vanderleyesculturas.com.br

Escultor sabinopolense faz sucesso com suas obras (Foto: Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui