A DESTRUIÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO

0

O Brasil vive uma grande crise envolvendo todos os setores da sociedade e da gestão pública. Na esfera pública verificamos recursos públicos mal aplicados e desperdiçados, supersalários, funcionários fantasmas e a não menos famosa corrupção com desvio de verbas públicas que, se fossem aplicados na saúde, por exemplo, teriam salvado milhares de vidas. O colapso financeiro do Brasil devido as péssimas gestões é tão grave que até mesmo os funcionários públicos dos Estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro estão sem receber ou recebendo seus salários parcelados. Estados que perdem apenas para São Paulo na arrecadação de impostos. E o setor privado e seus empregados? Estes também estão pagando a conta das gestões publicas irresponsáveis. Lojas e empresas fechando as portas, milhões de pessoas desempregadas, redução nos investimentos sociais, dentre outras coisas. Para agravar, a teoria econômica da oferta e da procura não vale para o Brasil. Teoricamente, quando as pessoas reduzem as compras devido a falta de dinheiro, chamado de procura, os preços dos produtos tendem a cair para poderem manter o ritmo das vendas, mas no Brasil acontece o contrário, os preços aumentam e a inflação sobe. No Brasil, mesmo com a crise financeira, o desemprego e a recessão, os governos são os primeiros a aumentar e reajustar as tarifas. O combustível, a energia elétrica, a água, o IPTU, os impostos de modo geral. Vivemos em um país onde o político não se importa em ser chamado de corrupto, ladrão, safado. Políticos que fazem de tudo para se manter no poder , até vender a mãe. Se estamos passando hoje pela destruição do estado brasileiro a culpa é única e exclusivamente deles, de políticos incompetentes que legislam em causa própria.

A arrumação da nação começa pelos municípios. Um prefeito verdadeiramente compromissado com a cidade e seus cidadãos; secretários municipais técnicos e profissionais, indicados por competência e não apenas por politicagem. Vereadores que discutam como situação e oposição mas com o objetivo de crescimento do município e não priorizando causas partidárias com a política do “quanto pior melhor”. Esquecem que estão ali para fazerem o melhor pelo município e pela população e não pelo partido ou por eles mesmos. Porque algumas cidades do Brasil crescem economicamente e socialmente enquanto outras estão arruinadas? Competência de gestão.

Precisamos de uma mudança radical na nossa gestão publica e na política brasileira. A operação Lava Jato está demonstrando que empresa privada, político e financiamento de campanha, juntos, não dá coisa boa. Mas, como citei anteriormente, as mudanças começam pelos municípios e pelo voto. Vamos pensar nisto nas próximas eleições.

Quem é Alexandre Sylvio Vieira da Costa?



– Nascido na cidade de Niterói, RJ;
– Engenheiro Agrônomo Formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro;
– Mestre em Produção Vegetal pela Embrapa-Agrobiologia/Universidade Federal Rural do
Rio de Janeiro;
– Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa;
– Pós doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Minas Gerais;
– Foi Coordenador Adjunto da Câmara Especializada de Agronomia e Coordenador da
Comissão Técnica de Meio Ambiente do CREA/Minas;
– Foi Presidente da Câmara Técnica de eventos Críticos do Comitê da Bacia
Hidrográfica do Rio Doce;
– Atualmente, professor Adjunto dos cursos de Engenharia da Universidade Federal dos
Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Teófilo Otoni;

– Blog: asylvio.blogspot.com.br
– E-mail: alexandre.costa@ufvjm.edu.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui