Servidores da Prefeitura de Governador Valadares iniciam greve geral

0

Servidores municipais de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, começaram nesta segunda-feira (29/02) uma greve geral na cidade. Cerca de 200 servidores públicos participaram de uma manifestação durante a manhã, que saiu da porta do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV), passou pelo hospital do município e foi até a porta da prefeitura. Com faixas, apitos e narizes de palhaço, os grevistas faziam suas reivindicações.

Segundo o Sinsem-GV, o movimento cobra a recomposição salarial, o repasse do desconto salarial para o plano de aposentadoria e plano de saúde dos profissionais, além de melhores condições de trabalho.

O presidente do sindicado, Waldecir Moraes, afirmou que todos os serviços municipais serão afetados no período da greve. “O Hospital Municipal está tendo o atendimento essencial, em escala mínima de 30%. Da mesma forma, também tem essa escala mínima para os serviços essenciais, como serviço de tratamento de água e estabelecimentos de saúde. Mas as escolas municipais, dependendo do número de profissionais que aderirem, podem ter que interromper as atividades. A limpeza urbana não deve ser afetada, porque é feita por funcionários terceirizados”.

Segundo Waldecir, o movimento é de tempo indeterminado e só deverá ser encerrado quando houver um acordo com a prefeitura. Ainda segundo o sindicato, desde outubro de 2015, não foi repassada aos servidores cerca de 15% da recomposição salarial. Segundo Waldecir, uma reunião com a prefeitura teria sido marcada para o mês de março, mas o encontro foi cancelado pelos sindicalistas.

A Prefeitura de Governador Valadares afirmou que ao longo do dia nenhuma escola ou posto de saúde teve o atendimento prejudicado. Segundo a assessoria de comunicação do município, foram registradas faltas, por enfermidade (Zika) ou por atenderem ao chamado do Sindicato para a greve, de 76 professoras, 31 Auxiliares de Serviço Público (merendeiras e faxineiras) e uma Auxiliar Técnico de Secretaria em apenas 6 unidades da rede, representando cerca de 2% do total de 4 mil servidores da Educação.

Cerca de 200 servidores participaram de manifestação (Foto: Sávio Scarabelli / G1)

(Fonte: G1 dos Vales / Inter TV)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui