Moradores de Araçuaí, Coronel Fabriciano e Curvelo já podem emitir certificado digital

0

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) – autoridade certificadora oficial do Estado – está levando, ao interior do Estado, os serviços de emissão e renovação de certificados digitais, contribuindo com a estratégia do Governo de Minas Gerais de descentralizar e regionalizar sua ação, aproximando-se ainda mais do cidadão.

Os moradores das cidades de Araçuaí, Coronel Fabriciano, Curvelo, Divinópolis, Patos de Minas, Ponte Nova, Sete Lagoas e Uberaba já podem emitir o certificado digital nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) a partir desta terça-feira (15/12).

No início de 2016, outras cidades também contarão com essa facilidade: Passos, Teófilo Otoni, Poços de Caldas, Barbacena, Caratinga, Lavras, Pouco Alegre, Diamantina, Governador Valadares, Montes Claros, São Sebastião do Paraíso e Uberlândia estão sendo preparadas para atender o público a partir de janeiro.

Quando o processo de expansão da certificação digital for concluído, haverá 28 postos de atendimento em Minas. Equipes estão sendo treinadas e capacitadas de modo a auxiliar os solicitantes na validação do certificado e sanar possíveis dúvidas, garantindo qualidade no atendimento prestado. As cidades de Belo Horizonte, São João del-Rei, Varginha e Juiz de Fora já contam com o serviço.

Legislação exige presença para emissão do certificado digital

O certificado digital tem o valor de um documento de identidade e toda a segurança deve ser garantida em seu processo de emissão. Conforme determina a legislação, a validação presencial do titular do certificado e de seus documentos é imprescindível para emissão do certificado digital.

O processo para a aquisição do certificado digital é simples: o interessado deve entrar no site da Prodemge (www.prodemge.gov.br) para solicitar o serviço. Em seguida, ele poderá escolher a validação presencial em qualquer um dos postos de Unidade de Atendimento Integrado (UAIs) e Psiu ou nas AR Prodemge em Belo Horizonte, com data e horário marcados.

O certificado digital é uma tecnologia de assinatura eletrônica que garante a integridade das transações. Na Prodemge, o serviço está disponível desde 2004, e é reconhecido  como referência no Estado: somente neste ano, até o momento, a Companhia emitiu mais de 35 mil certificados digitais.

A autenticidade e velocidade na tramitação dos documentos são características relevantes do certificado digital, que contém informações que identificam os envolvidos na transação entre as partes. Com ele, é possível acessar serviços governamentais como emissão de nota fiscal eletrônica (Fazenda Estadual e Municipal), registros de operações de impostos federais, DCTF, DIRPJ, DIRPF e PAF, ComprasNet, Central Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), serviços do Detran-MG e Conectividade Social. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui