Captação de água no Rio Doce será retomada em Governador Valadares

1

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, anunciou em entrevista coletiva na tarde deste sábado (14/11) que a captação de água no Rio Doce será retomada e o abastecimento público de Governador Valadares vai começar a voltar ao normal a partir de segunda-feira (16/11).

Pimentel foi até a cidade mais importante do Vale do Rio Doce levando um laudo emitido pela Copasa. A companhia atesta que a água tem condições de potabilidade para ser submetida ao tratamento normal das estações que atendem a cidade. Só que antes de chegar ao tratamento, o recurso hídrico será submetido a uma reação com um elemento coagulante chamado de polímero de acácia negra. É um líquido de uma planta 100% orgânico e produzido no Sul do país. Ele acelera o processo de decantação e em cerca de 30 a 40 segundos já consegue separar os resíduos, no caso a lama do Rio Doce.

Segundo o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Valadares, Omir Quintino de OLiveira, o fim de semana será de seguidos tratamentos da água para fazer uma espécie de retrolavagem das estações, que ainda estão com muitos resíduos . “A partir de segunda-feira a água começa a ser enviada para à população. A previsão é que em quatro dias todos os moradores estejam atendidos”, afirma.

De acordo com as autoridades presentes na coletiva, duas obras de captação alternativa serão realizadas em Valadares, sendo uma no Rio Suaçuí Pequeno e outra no Suaçuí Grande, com o objetivo de resguardar a cidade para outros problemas que por ventura possam aparecer. A lama das barragens da Samarco ainda está correndo pela calha do Rio Doce e em algum momento ela pode se concentrar mais. As obras são para evitar algum problema em função disso, de modo que caso a cidade precise, as captações do Suaçuí serão ativadas.

O sistema emergencial da prefeitura – com a distribuição de água mineral e água potável em pontos da cidade – será mantido até que o sistema seja totalmente restabelecido. A intenção a prefeitura é chegar a 30 pontos, mas hoje apenas oito estavam funcionando.

Leia mais [+]:

– Saae de Governador Valadares encontra solução para tratar água barrenta do Rio Doce (clique aqui)

Veja o anúncio oficial da Prefeitura:

Gente, tem boas notícias começando a surgir. Todas elas saem oficialmente por aqui. Sempre! O Rio Doce pode voltar a nos fornecer água em breve.Boatos e informações falsas que rodam o whatsapp e o facebook em muito atrapalham a comunicação oficial em momentos de crise. Precisamos nos ajudar 😉

Posted by Prefeitura Municipal de Governador Valadares on Sábado, 14 de novembro de 2015


A ÁGUA É POTÁVEL E DE QUALIDADE, SIM!A partir de segunda-feira, dia 16, o SAAE volta a abastecer as casas de Valadares. Até o fim da próxima semana o abastecimento será normalizado. Desde o desastre em Mariana, não estamos medindo esforços pra isso.Será usado um produto que consegue separar a lama (decantar) para que a água volte a ser tratada e distribuída à população. O reagente se chama polímero de acácia negra. Depois de experimentado o produto, foram feitos todos os testes, em Belo Horizonte, que asseguram a qualidade da água tratada. O governador do estado, Fernando Pimentel, trouxe em mãos os laudos que atestam o sucesso do processo. A análise garantiu também que não há metal pesado (tóxico) na água. A turbidez da água do rio, que havia chegado a 131 mil NTU durante a semana, chegou hoje a 2400 NTU. O tratamento normal acontece com níveis de turbidez em 1000 NTU.

Posted by Prefeitura Municipal de Governador Valadares on Sábado, 14 de novembro de 2015


(Fonte: Estado de Minas)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui