Prefeito de Mariana confirma trinca em outra barragem da Samarco

0

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, confirmou, nesta sexta-feira, a existência de uma fissura em uma das três camadas da barragem Germano, da Samarco, em Mariana, na Região Central do Estado. As dimensões da falha e o volume da barragem ainda não foram informados pela mineradora.

Na quarta-feira, o risco do rompimento da barragem, a maior da empresa na região, levou ao fechamento do acessos ao subdistrito de Bento Rodrigues. O povoado foi devastado pela avalanche de rejeitos dos reservatórios do Fundão e de Santarém.

Segundo Duarte Junior, a barragem está sendo monitorada durante 24 horas, com base em cálculos que medem o risco de rompimento. Os dados são informados diariamente ao governador Fernando Pimentel

Em uma escala de zero a dois, sendo que no índice abaixo de um a probabilidade de acidente é mais elevado, a camada Celinha, onde foi detectado o problema, está com 1,22, conforme explicação do prefeito. Já as demais camadas se encontram com os números de 1,47 e 1,70, respectivamente. Por enquanto, o governo de Minas não vai enviar uma equipe ao local.

A Samarco disse ao prefeito que há, de fato, um problema na barragem Germano e que está acompanhando a situação. “Qualquer pequena fissura para gente é muito grande”, alertou Duarte Júnior. O prefeito disse temer que um novo rompimento leva uma enxurrada de rejeitos de minério à comunidade de Camargos.

Rompimento de duas outras barragens da mineradora destruiu o distrito de Bento Rodrigues e provocou a morte da fauna aquática do Rio Doce – Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Samarco admite segurança menor que o recomendado

A Samarco reconheceu neste sábado (14/11) que o fator de segurança da barragem de Germano está abaixo do mínimo recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Apesar disso, informou que a estrutura é estável, sem risco de rompimento e é monitorada.

Segundo a nota da empresa, o maciço principal da barragem de Germano está com fator de segurança acima de 1,9. “O fator de 1,00 significa que a estrutura está no seu limite de equilíbrio. Umas das estruturas auxiliares, de menor porte, denominada dique de Selinha, apresenta fator de segurança acima de 1,2. A informação do monitoramento e das inspeções indicam que a estrutura está estável apesar de o fator de segurança estar abaixo do mínimo recomendado pela norma brasileira (NBR13028), em condições normais de operação. Como medidas de segurança adicionais, a Samarco iniciou trabalhos preventivos de reforço na base do dique de Selinha, com o objetivo de elevar seu coeficiente de segurança”, informou a nota.

A empresa reforça que as estruturas de barragem e de diques da Samarco estão sendo monitoradas em tempo real por meio de radares e inspeções diárias, realizadas pela equipe técnica da empresa. “Além disso, estão sendo utilizados drones, escaneamento a laser e a instrumentação geotécnica existente para a avaliação técnica, sendo que para a barragem de Germano, as leituras são automatizadas com aquisição de dados online”, acrescentou.

A barragem de Germano fica a 2,6 KM de Bento Rodrigues, principal atingida pelos rompimentos das barragens de Santarem e Fundão, em 5 de novembro. Uma trinca de três metros foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros na estrutura na última quinta-feira (12).

Uma das mais antigas e maiores do mundo, a barragem de Germano, em Mariana, na região Central de Minas, sempre foi referência para estudos na área de engenharia e geologia. No entanto, desde o acidente nas barragens vizinhas, Fundão e Santarém, especialistas não descartam danos na base do reservatório.

(Fonte: Estado de Minas / O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui