Vale envia água com querosene para atender a população de Governador Valadares

0

O primeiro carregamento de água enviado nesta sexta-feira (13/11) pela Vale para atender a população de Governador Valadares (MG), que tiveram corte no fornecimento após o rompimento das barragens da Samarco em Mariana (MG), estava contaminado com alto teor de querosene, segundo a prefeitura da cidade.

A Prefeitura Municipal de Governador Valadares informou que aproximadamente 300 mil litros de água captado em Ipatinga e colocado em vagões de trem da mineradora Vale, que controla a Samarco, não serve para consumo.

Durante a tarde desta sexta-feira (13/11), internautas alertaram sobre a água contaminada enviada pela empresa à cidade, que enfrenta sérios problemas de abastecimento de água. A informação foi confirmada pela prefeitura em nota divulgada às 18h25 desta noite.

Ainda conforme a prefeitura, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) fez a análise da água depois de transportada nos vagões.

“A própria Vale, por meio do responsável pelas Relações Institucionais da empresa, Henrique Lobo, admitiu que os quatro primeiros vagões foram enviados por equívoco e que novos quatro vagões chegam ainda esta noite. A água com alto teor de querosene já foi descartada”, esclareceu a nota enviada pela prefeitura.

Segundo a Vale outro carregamento de “água potável” deve chegar ainda nesta sexta-feira com a mesma quantidade, cerca de 300 mil litros.

Em nota, a mineradora informou que está utilizando exclusivamente vagões-tanques novos ou usados para o armazenamento de água para combate a incêndios florestais no transporte de água entre Ipatinga e governador Valadares. Leia a nota na íntegra:

A Vale está utilizando para o transporte de água entre Ipatinga e governador Valadares exclusivamente vagões-tanques novos ou usados para o armazenamento de água para combate a incêndios florestais. Estão sendo realizados testes nos carregamentos que seguem entre as duas cidades para garantir a qualidade da água.

Mais cedo, vagões vazios

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, afirmou que os vagões de água prometidos pela Vale para ajudar a resolver o problema da falta d’água chegaram à cidade vazios.

“A Vale ofereceu vagões vazios para fazer o transporte de água e não foi isso que foi determinado pela presidente Dilma e, sim, que os vagões tragam água tratada de onde a empresa puder trazer”, afirmou a prefeita.

Primeiro carregamento de água enviado pela Vale estava contaminado – Foto: Reprodução

(Fonte: O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui