Exército distribui água mineral para cinco mil pessoas em Governador Valadares

0

Vinte e cinco mil litros de água mineral foram distribuídos na manha desta sexta-feira (13/11) a população de Governador Valadares, no Leste do Estado. A distribuição foi feita na Praça de Esportes, Centro, com o apoio do Exército e segurança feita pela Polícia Militar. “Parece que estamos em tempos de guerra”, gritou o aposentado José Francisco Zaqueu, de 78 anos.

Pelo menos cinco mil pessoas passaram pela fila, que deu volta no quarteirão, mas fluía com agilidade. Moradores de vários bairros da cidade estavam nela. A dona de casa Celma Alves da Silva, de 65 anos, moradora do bairro Altinópolis, empurrava com dificuldade um carrinho de feira, onde carregava a agua. “Vim assim que soube. Não tenho água em casa nem para beber”.

Segundo o gerente da Defesa Civil em Valadares, Wildes Nonato, a água distribuída foi enviada pela Samarco. A partir desta sexta-feira, outros 30 pontos serão montados pelos bairros da cidade para novas distribuições. A prefeitura continua pedindo doação de água que pode ser entregue no 6º Batalhão de Polícia Militar.

Trem chega a Valadares para minimizar falta de água

Um trem da empresa Vale trazendo água chegou nesta manhã à Governador Valadares, no Leste de Minas, para minimizar os problemas causados pelo corte no abastecimento. O produto está sendo transferido para caminhões-pipa para garantir o abastecimento a hospitais, escolas, creches e outros equipamentos que precisam de água. A cidade está sem o serviço devido à contaminação do rio Doce com a lama que vazou das barragens da Samarco, em Mariana, no dia 5.

Segundo o Serviço Autônomo de àgua e Esgoto (Saae) não há como tratar água em pequena quantidade. Cada vagão carrega 60 mil litros de água. Para se ter uma ideia, só o Hospital Municipal consome 200 mil litros por dia.

Poços artesianos

O Saae está providenciando também a perfuração de poços. Em princípio serão 15 em locais que sejam próximos às Estações de Tratamento.

A Copasa enviou uma equipe especializada em perfuração. Os poços serão: na ETA Central, na ETA Vila Isa, na Açucareira, no Campo do Cruzeirinho, na área da Feira da Paz, no Parque de Exposições e na Univale. Cada poço leva de 2 a 3 dias a ser perfurado e fornece em média de 5 litros de água por segundo (o Rio Doce, por exemplo, fornecia 120 l/s).

Nota da Samarco

A Samarco informou que já enviou a cidade, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), mais de 2,5 milhões litros de água para ajudar no abastecimento dos moradores, além de 13 mil litros de água potável.

Disse ainda que inúmeros esforços estão sendo feitos para ampliar a capacidade diária de abastecimento que, a partir desta sexta-feira passa a ser de 2,4 milhões litros por dia. “Lamentamos profundamente os impactos desse acidente na cidade e reiteramos o nosso compromisso e esforços diários para minimizá-los junto à população”, diz a nota.

Assista ao vídeo dos repórteres Lincon Zarbietti e Bárbara Ferreira do Jornal O Tempo, que acompanham a situação na cidade:



(Fonte: Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui