Gato tem membros cortados em ato de crueldade no Norte de Minas

1

Uma empresária do Norte de Minas está oferecendo recompensa em dinheiro para quem ajudar a encontrar o suspeito de ter mutilado o gato da família dela, no município de Glaucilândia. De acordo com Valquíria Fonseca, de 48 anos, o animal – batizado como Fred – saiu de casa no último sábado (26/09) e, quando retornou, na segunda-feira (28/09), estava sem a pata dianteira esquerda e sem o rabo, além de fraco e desidratado. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

A empresária, que trabalha em Montes Claros, disse que correu para Glaucilândia assim que soube do ocorrido. Fred foi levado às pressas para um clínica veterinária, onde recebeu atendimento. “O pessoal ficou desesperado quando viu a situação do gato e ele foi dopado imediatamente”, contou Valquíria. Com o animal medicado, a empresária pediu ao veterinário que fizesse um exame para saber o que havia causado as lesões e indignou-se com o resultado: os cortes tinham sido provocados por lâminas.“Tudo indica que não foi uma pessoa só que fez isso. Uma segurou e a outra cortou”, afirmou.

A partir daí, empenhada em encontrar o agressor, ela registrou um boletim de ocorrência e iniciou uma campanha em Glaucilândia. “Comecei a fazer uma mobilização nas redes sociais, fiz também um panfleto oferecendo uma quantia para quem pudesse me ajudar a identificar esse monstro que fez isso”, explicou. Na publicação, a empresária oferece R$ 1.000 para quem tiver informações que ajudem a encontrar o suspeito. Ela diz que, até agora, não recebeu ligações que ajudassem na busca, mas, em contrapartida, recebeu muitas mensagens de apoio, principalmente pelas redes sociais. Veja o apelo feito pela família clicando aqui.

“Ele é um gatinho que já tem um ano que a gente acompanha, é dócil e extremamente carinhoso. É muito dolorosa essa situação, estou muito sentida”, disse Valquíria.

De acordo com a Polícia Civil, o caso está sendo investigado pelo delegado Renato Souto, da 5ª Delegacia de Polícia Civil de Montes Claros. Foi instaurado um procedimento para apurar as circunstâncias e a autoria do crime. Até o momento, ninguém foi preso.

Gato teve os membros cortados e dona procura pelo autor – Foto: Record Minas

Fred está se recuperando

Internado desde segunda-feira, Fred está tomando antibióticos para controlar uma infecção causada pelos cortes e iria passar por uma cirurgia na sexta-feira (02/10), para concluir a amputação da pata e do rabo. Ele deve permanecer mais dez dias na clínica veterinária para se recuperar do procedimento.

O que diz a Lei?

O advogado Paulo Anselmo explica que quem comete crimes de maus-tratos contra animais pode ser punido com base na Lei 9.605/1998. Ele avalia que as penas aplicadas são brandas e destaca que um Projeto de Lei está sendo discutido no Congresso para aumentar as punições.

“Os animais não podem ser vítimas de atrocidades como esta. A pena atual, de três meses a um ano, é muito leve e não é restritiva de liberdade, ou seja, quando o caso é investigado e descobre-se a autoria, o que é difícil de ocorrer pelas circunstâncias, as punições são pagamento de cestas básicas ou prestação de serviço comunitário, e não a prisão. Se a legislação for mais dura, situações de maus-tratos com certeza diminuirão”, esclarece o advogado.

(Fonte: Portal O Tempo / G1 Grande Minas)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui