Cerca de 700 mulheres fizeram mamografia gratuitamente em Santa Maria do Suaçuí

0

Durante esta semana, mulheres de 50 a 69 anos de idade tiveram exames de mamografias gratuitamente, em Santa Maria do Suaçuí, através do mamógrafo móvel do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Foram cerca de 700 exames em uma semana de atuação do caminhão da mamografia.

O caminhão foi resultado de uma reivindicação da Administração de Santa Maria, através da equipe da Secretaria de Saúde do Município. A iniciativa buscou dar atenção às mulheres da cidade e da zona rural e fortalecer as ações de prevenção à doença.

O objetivo da Secretaria de Saúde foi, com a presença do Caminhão da Mamografia, acabar com a demanda reprimida de pedidos de exame. “Nosso foco é a prevenção. As equipes das unidades de saúde mobilizaram todas as mulheres para que elas aproveitassem a oportunidade de fazer o exame no próprio município, com segurança e mais conforto”, afirmou o secretário de Saúde, Ricardo Gomes. “É um esforço conjunto com o governo do Estado e da Prefeitura para promover a auto prevenção e, consequentemente, diminuir o número de novos casos da doença”, completou.

O caminhão que realiza os exames vem percorrendo diversas cidades de Minas em uma tentativa de otimizar o diagnóstico da doença. Segundo dados da SES-MG, o câncer de mama atualmente é a segunda causa de morte na população mineira e corresponde a 14,1% de todas as mortes em Minas Gerais.

(Via Santa Maria do Suaçuí em Foco)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui