Cisrun promove alinhamento da gestão do Samu

1

O objetivo é reavaliar as demandas para manter a efetividade do serviço prestado em toda região.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 02/07, um encontro entre os coordenadores e diretoria para alinhamento da gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Norte de Minas.

Durante o encontro, realizado na sede do Cisrun, em Montes Claros, o presidente Joaquim Neres Xavier Dias, explicou que o momento ora vivenciado no País é critico e é preciso que todos os setores se adequem para continuar oferecendo um serviço de qualidade à população. “A situação de um modo geral é crítica e o Samu tem se desdobrado para manter com efetividade o serviço prestado em toda região. Também estamos buscando soluções para garantir melhores condições de trabalho para os funcionários, de forma transparente, digna e com respeito à importante função que cada profissional desempenha nesse serviço, cujo objetivo maior é salvar vidas”, ressalta.

O presidente destacou que nesses pouco mais de três meses de gestão vem trabalhando com muita seriedade a questão salarial, aliada às condições de trabalho, de forma a garantir a recomposição das perdas inflacionárias sofridas ao longo dos anos, desde a implantação do Samu na região, em 2009, bem como a remuneração digna e justa a todos os profissionais que atuam no serviço. “Sabemos que há muito que melhorar, mas já registramos um grande avanço. Em 2013, por exemplo, foi dada posse a 575 servidores, aprovados em concurso público, já com uma remuneração superior à prevista no edital. A categoria de enfermagem, por exemplo, além de receber remuneração maior que a prevista, teve a carga horária de trabalho reduzida de 40 para 30 horas mensais, sem redução do salário”, pondera.

De acordo com o presidente, no último mês de junho também houve um aumento de 10% para todas as categorias, enquanto que nas outras regiões o reajuste não chegou a 7%, e a expectativa é que as categorias de condutor-socorrista, técnico administrativo e outros servidores possam receber mais um aumento ainda este ano. “Dependemos do repasse de recursos por parte dos governos estadual e federal para efetivar o aumento, de forma a não comprometer o funcionamento do serviço”, lembra.

Ainda no encontro, Joaquim Dias pontuou que mesmo diante das dificuldades, o Cisrun tem mantido o pagamento dos salários no mês, impreterivelmente, e garantido a manutenção de benefícios como cartão alimentação, plano de saúde, seguro de vida, auxílio transporte, e a troca periódica de uniforme, sem custo para o funcionário. “A concessão de um dia de folga ao servidor que estiver escalado de plantão no dia de seu aniversário e a opção pela antecipação de metade do décimo terceiro salário junto com o pagamento das férias também são uma forma de humanizar e acolher o funcionário, cuja rotina de trabalho é desgastante, dada a natureza do serviço”, avalia o prefeito.

Cisrun promove alinhamento da gestão do Samu – Foto: Divulgação

O presidente também anunciou que foi realizado um projeto de ampliação das unidades de atendimento do SAMU Macro Norte, já aprovado pelo Comitê Gestor da Rede de Urgência e Emergência, e que, depois de efetivado, vai minimizar a sobrecarga de trabalho para os socorristas. Também está sendo providenciada a transferência da sede administrativa do Cisrun para um prédio público, ao lado da sede operativa do Samu, o que, segundo o presidente, além reduzir despesas com aluguel, vai facilitar a sinergia entre as equipes operacional e administrativa. “Nossa meta é continuar sendo um serviço de referência não só para região, mas para todo o país, e para isso é preciso priorizar os recursos humanos, patrimônio maior da instituição”, destaca.

Ao final de sua palestra, Joaquim Dias conclamou a todos para unir forças nessa luta pela construção de um Samu cada dia melhor. “Nesse momento a palavra de ordem é economia. Precisamos reavaliar cada setor, cortar despesas desnecessárias e zelar pela manutenção dos equipamentos de trabalho. Temos um desafio imenso que é a gestão de um serviço com a grandiosidade e importância do Samu, mas se pudermos contar com a sensibilidade, compreensão, apoio e parceria de cada funcionário, será mais fácil vencer e alcançar a excelência nas relações de trabalho, bem como na qualidade dos serviços prestados à população”, conclama.

O diretor executivo do Cisrun, Patrick Warner Murta, ressaltou que a proposta do Cisrun é somar ideias, fortalecer potencialidades e estreitar a relação do Samu com a população, de forma que os serviços sejam utilizados de forma mais resolutiva.

Em nome dos funcionários do Samu, o coordenador médico, Ênius Freire Versiani, destacou a nobreza do serviço e o comprometimento de cada profissional envolvido nesse trabalho. “Temos potencial para enfrentar as dificuldades ora vivenciadas e estamos prontos para combater esse bom combate junto com a diretoria. Nossa equipe é valorosa e vamos, sim, trabalhar juntos para que o Samu possa continuar oferecendo um serviço de qualidade”, garante.

Ao encerrar o encontro, o presidente ressaltou que continuará fazendo uma gestão compartilhada, participativa e solidária, e parabenizou a toda a equipe pelo Dia do Socorrista, que será comemorado no dia 11 de julho. (Jerúsia Arruda)

1 COMENTÁRIO

  1. 90% desse povo não esta preocupado em salvar a vida de ninguém
    Estão mais preocupados com salário na conta, e se o Big Card já tem crédito
    Passou da hora trocar a gerente administrativa, alias, deveria ter saído com a nova gestão em vigor por ser um cargo de confiança
    Passou da hora do novo edital ser publicado
    Entrar funcionários realmente compromissados com o serviço e com a vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui