Rebelião no presídio de Governador Valadares termina com dois mortos

0

Cerca de 600 detentos foram transferidos para outras unidades prisionais do estado. Secretário diz que obras de reforma do presídio começam nesta segunda.

Chegou ao fim na manhã deste domingo, 7 de junho, a rebelião no Presídio de Governador Valadares (MG). De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social, a ação começou no início da manhã de sábado (6) depois que presos dos blocos B e D quebraram as grades das celas. Em nota, a SEDS informou que dois presos morreram e 10 ficaram feridos durante a rebelião. Dos feridos, dois estão internados em um hospital de Governador Valadares, em estado grave.

Segundo a Polícia Militar, os 800 detentos serão transferidos porque o presídio ficou totalmente destruído. De acordo com a Seds, até o final da tarde deste domingo, cerca de 600 detentos já tinham sido transferidos para unidades prisionais de Juiz de Fora, Ipatinga e Teófilo Otoni.

Rebelião começou no início da manhã de sábado (Foto: Fabiana Conrado/G1)

A Secretaria de Estado de Defesa Social informou também por meio de nota que foi realizada uma vistoria no local a partir das 10h e há várias celas intactas e outras com danos nas portas. “Partes estruturais do presídio, como pilares e vigas não foram abaladas”. Ainda segundo a nota, a reforma do presídio não será de grande custo financeiro e nem demandará prazo longo. A data de conclusão não foi informada.

Durante toda a noite de sábado para domingo, a estratégia da Polícia Militar era cansar os detentos para agir na manhã deste domingo. De hora em hora, militares jogavam bombas de efeito moral e um helicóptero ficou sobrevoando o presídio.

Por volta das 06h10, os detentos subiram no telhado e exigiram conversar com o Juiz da vara criminal de Valadares, Thiago Colnago Cabral, para se entregarem. Segundo a Seds, por volta de 6h30 os presos começaram a se render. “Eles levantavam aos mãos e, aos poucos, iam sendo algemados e embarcados em veículos do Sistema Prisional de Minas Gerais para transferência”.

Reforma do presídio

O secretário de Defesa Social, Bernardo Santana, anunciou que as obras de recuperação da unidade prisional começam nesta segunda-feira (8), acatando determinação do governador Fernando Pimentel. “A ordem do governador é fazer um levantamento da situação do presídio e começar imediatamente na manhã dessa segunda-feira (08) as obras de reforma, para que seja retoma as atividades normalmente” disse o secretário.

Entenda o caso

De acordo com a Secretaria de Defesa Social, a rebelião começou no fim da manhã deste sábado (06) depois que presos dos blocos B e D quebraram as grades das celas. Em seguida tomaram outros pavilhões e a área administrativa do presídio.

Ainda segundo a Seds, o presídio está com aproximadamente 800 presos e a capacidade é de 290. A negociação começou por volta das 12h de sábado. O major do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar de Minas Gerais ficou à frente das negociações. O juiz da vara criminal de Valadares, Thiago Colnago Cabral chegou local por volta das 13h para ajudar na negociação com os detentos.

Segundo o presidente da OAB de Governador Valadares, Elias Souto, os presos reivindicam uma solução para o problema da superlotação no presídio.

Angústia das famílias

Do lado de fora do presídio muitos familiares ainda aguardam por notícia. Izabel Cristina Costa, de 38 anos, passou a noite em claro em busca de notícia do filho, de 22 anos, que está preso há dois meses. “Um verdadeiro cenário de guerra, foi um terror e até agora não sei o que aconteceu com o meu filho”, diz.

Ela conta que foi ao presídio levar um remédio para o jovem que tem problema de falta de ar, mas foi impedida de entrar por causa da rebelião. Ainda segundo Izabel, o filho sempre reclamava das más condições do local. ” Ele sentia dor de dente, e reclamava muito de ter que dividir espaço com outras dez pessoas”, afirma.

Feridos foram encaminhados pelo Samu ao Hospital Municipal (Foto: Fabiana Conrado/G1)

(Fonte: G1 / Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui