Unimontes capacita 7 mil profissionais em programa de combate ao uso de drogas

0

Projeto federal ‘Caminhos do Cuidado’, em parceria com o Estado, já qualificou 33 mil tutores e agentes de saúde em Minas

Um ano após assumir a coordenação estadual do Projeto Caminhos do Cuidado, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apresenta um balanço do programa federal que promove a qualificação da atenção primária à saúde mental, álcool, crack e outras drogas.

Até março último foram realizadas quatro oficinas regionais de capacitação de tutores e 2.500 vagas foram ofertadas e disponibilizadas em Minas Gerais, por meio de oficinas com tutores presenciais nos municípios.

As atividades são realizadas nas regiões Norte, Nordeste, Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha. Foram capacitados 7 mil profissionais e a meta é atingir 8.200 em 198 municípios. Em Minas, considerando as outras regiões, foram capacitados 33 mil profissionais, de um total de 290 mil em todo o país.

As demais regiões do estado estão sob a responsabilidade da Escola de Saúde de Minas Gerais (ESP/MG). Em uma iniciativa inédita, este projeto tem a meta de capacitar todos os agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem que fazem parte da Estratégia Saúde da Família em todos os municípios brasileiros.

O projeto no âmbito da Unimontes teve início em abril de 2014, com previsão de término em julho de 2015. O trabalho é desenvolvido com a colaboração de professores do Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva em parceria com a ESP/MG.

Trata-se de uma estratégia de ação dentro do “Plano Crack”, que constitui uma das diretrizes de intervenção do governo brasileiro para enfrentamento dos problemas decorrentes do uso abusivo de drogas no país.

Coordenadora estadual do projeto, a professora Rosângela Silveira acredita que o projeto é uma excelente ferramenta no enfrentamento das drogas. “A capacitação contempla a possibilidade de introduzir ferramentas para o cuidado em saúde de usuários e familiares, bem como fortalecer a ação de equipes da Estratégia Saúde da Família, com destaque para o trabalho de agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem, irradiando o acesso aos serviços”, destaca a coordenadora.

O projeto ajuda no enfrentamento do problema das drogas no país e busca cumprir compromissos internacionais estabelecidos. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) implantou uma rede assistencial para atenção psicossocial de usuários com a capacitação dos profissionais para melhorar a relação com usuários, famílias e comunidades.

Gestão do projeto

O Grupo Hospitalar Conceição (RS) – juntamente com a Fiocruz -, se responsabilizou pela gestão nacional do projeto, cuja implementação envolveu recursos do Ministério da Saúde. No estado, os trabalhos são conduzidos pela ESP/MG e pela Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Unimontes (ETS/CEPT/Unimontes) – que compõem a Rede de Escolas Técnicas do SUS -, com o apoio constituído por representantes da Comissão Permanente de Integração Ensino e Serviço – CIES Estadual, da Superintendência de Atenção Primária a Saúde, da Coordenação Estadual de Saúde Mental, e do COSEMS. O site oficial do projeto com mais informações é o www.caminhosdocuidado.org. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui