Ministério do Trabalho notifica 71 prestadores de serviços de saúde de Montes Claros

0

Prestadores de serviços de saúde têm 30 dias para comprovar segurança no trabalho.

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG) notificou 71 prestadores de serviços de saúde de Montes Claros, no Norte de Minas, nesta segunda-feira (2). A ação determina que os estabelecimentos atendam a Norma Regulamentadora Nº 32 (NR 32), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que define as condições ideais para a segurança e para o bom desempenho dos trabalhadores do setor. Os hospitais têm até 30 dias para comprovarem total atendimento à Norma.

“O setor de saúde apresenta um dos índices mais altos de acidentes do trabalho, sendo que a maior incidência desses acontecimentos está relacionada ao despreparo no manuseio de materiais perfurocortantes, como agulhas e bisturis”, destacou o auditor fiscal da SRTE/MG, Francisco Reis, em alusão à importância da devida capacitação dos trabalhadores.

Ele ainda informou que todos os profissionais que, de alguma forma, estejam envolvidos na prestação de serviços de saúde devem ser corretamente orientados e preparados. “A NR 32 abrange médicos, enfermeiros, farmacêuticos, agentes de saúde, psicólogos, nutricionistas e até os trabalhadores responsáveis pela limpeza dos estabelecimentos, que devem saber exatamente como manipular os materiais descartados ou como organizar e identificar os produtos de higiene”, ressaltou.

O auditor também enfatizou a importância de as empresas sempre informarem o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a ocorrência de acidentes de trabalho por meio da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT). O registro deve ser feito até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência. (Fonte: MTE / SRTE)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui