Índios liberam estrada de ferro e trens da Vale voltam a funcionar

0

Fim do protesto ocorreu após longa negociação. Operações do trens de carga e de passageiros estão normalizadas, diz Vale.

Índios da aldeia Krenak, de Resplendor, em Minas Gerais, liberaram a Ferrovia Vitória a Minas no início da noite desta quarta-feira (10). O fim do protesto ocorreu após uma longa negociação entre representantes da Vale, Funai, Ministério Público Federal e Prefeitura de Resplendor. Um funcionário da empresa chegou a ficar refém dos índios. Com isso, as operações do trens de carga e de passageiros estão normalizadas entre os dois estados, segundo a mineradora.

Os indígenas bloquearam a linha férrea na tarde desta terça-feira (9). As reivindicações deles envolvem repasse financeiro no valor de R$ 3 milhões ainda este ano; a saída da equipe técnica que apoia a implementação do projeto de pecuária leiteira; e a não participação da Funai e do Ministério Público Federal nesse processo. O mesmo protesto já havia sido feito no último sábado (6).

Em nota, a Vale ressaltou que a Estrada de Ferro Vitória a Minas está fora da área de abrangência da Terra Indígena Krenak. A empresa destacou na nota que repudia quaisquer manifestações violentas que coloquem em risco seus empregados, passageiros, suas operações e que firam o Estado Democrático de Direito.

Índios liberaram a ferrovia no início da noite desta quarta-feira – Foto: José Luiz Ramos/Hoje em Dia

(TV Gazeta do Espírito Santo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui