Projeto ambiental planeja proteger as mais de 370 mil nascentes da bacia do rio Doce

0

Iniciativa, reconhecida pela ONU, ganhou prêmio nacional. Próximo passo será a apresentação da ação no Fórum Mundial da Água em 2015.

Um projeto arrojado poderá recuperar e proteger as mais de 370 mil nascentes da bacia do rio Doce, em municípios de Minas Gerais e Espírito Santo, nos próximos 30 anos. Ainda em fase experimental, o programa Olhos D’Água, desenvolvido na cidade mineira de Aimorés pelo Instituto Terra, já livrou pelo menos 1,2 mil nascentes da extinção. O resultado do trabalho rendeu à entidade um prêmio concedido pela Agência Nacional das Águas (ANA) no último dia 3, na categoria ONG.

Proteção de nascentes em Minas Gerais ganha prêmio nacional – Foto: Werson Rocio/Divulgação

Fundado por Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado, o Instituto Terra já teve o mesmo programa reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das 70 melhores práticas do mundo para proteção dos recursos hídricos. O próximo passo será a apresentação do projeto no Fórum Mundial da Água em 2015, que ocorrerá na Coréia do Sul.

“Daria esse prêmio mil vezes ao Instituto Terra. É um projeto para o futuro, mas com resultados imediatos”, diz o produtor Mário Cezar de Lacerda. Dono de uma área na comunidade de Penha do Capim, ele aderiu ao programa há cinco meses e as seis nascentes estão protegidas. “Onde existia só rastro de gado, o mato já cresceu. E as poucas chuvas já deram vida aos córregos”.

O fazendeiro Ramon Lopes, de São Sebastião da Vala, também comemora. A propriedade dele tem cinco nascentes e três já receberam proteção. “O verde reapareceu e a água aumentou. Esse projeto pode ser a solução para o planeta”, afirma.

“Essa premiação é uma chancela importante. O reconhecimento da ANA vai abrir portas, dar crédito. É uma espécie de selo que vai nos ajudar a captar recursos e parcerias para a execução do programa em toda a bacia”, diz Adonai Lacruz, superintendente do instituto.

A essência do projeto passa pelo viés da educação ambiental, mobilizando as comunidades rurais e envolvendo o poder público e o comitê da bacia.

Atualmente, o programa envolve oito cidades. Dividido em projetos menores, com parceiros, patrocinadores e locais de atuação diferentes, o instituto salienta que mais de mil nascentes estão protegidas ou em processo de preservação.

(Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui