Moradores cobram revitalização de córrego em Montes Claros

0

Eles afirmam que os peixes que vivem no local estão morrendo. Segundo Secretário, obra de revitalização deve começar após 60 dias.

Moradores do Bairro Cintra, em Montes Claros, no norte de Minas, estão preocupados com a recorrente morte de peixes no córrego que corta o bairro. Eles afirmam que a última ocorrência começou há três dias, após um mau cheiro que passou a incomodá-los.

A situação complica ainda mais, segundo os moradores, pois existe a suspeita de que esgoto esteja sendo lançado no local. Nesta quarta-feira (10) alguns peixes mortos ainda estava boiando sobre as águas do Córrego do Cintra.

“Sempre vem um mau cheiro e em seguida a mortandade dos peixes. Ontem era possível ver uma nata sobre a água, acredito que era óleo. Com certeza são produtos tóxicos que impedem a respiração dos peixes”, afirma o aposentado Pedro Pereira de Souza.

Peixes começaram a morrer há três dias (Foto: Valdivan Veloso/G1)

O bancário Wilson Campos reside próximo ao Córrego há 17 anos. Ele afirma já ter percebido um “descaso” por parte das autoridades. “Há muito tempo esta cena se repete; jogam dejetos aí e ninguém se preocupa com suas responsabilidades”, lamenta.

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura apresentou um projeto de revitalização do Córrego do Cintra aos moradores, mas, até agora, nada foi implantado. “Já participei de várias reuniões, mas ninguém deu respostas. Sempre negam que é esgoto, e nós continuamos sem entender que resíduo é este que dá o mau cheiro e provoca a morte dos peixes”, indaga a dona de casa Suely Figueiredo Rocha.

Para o sargento Leandro Marques de Souza, da Polícia Militar de Meio Ambiente, a causa mais provável para a morte dos peixes é o acúmulo de águas pluviais que caem no Córrego do Cintra. “A Copasa nos garantiu que não há lançamento de esgoto neste córrego. O que percebemos é que recebem água pluviais que possivelmente trazem dejetos, sujeiras das vias, e provocam a falta de oxigênio nestas águas”, explica.

Ainda segundo o sargento, no Córrego são encontrados apenas peixes da espécie tilápia. “Estes peixes reproduzem com muita rapidez. Isso provoca uma superpopulação aqui e contribui para a falta de oxigênio, já que é um córrego relativamente pequeno. Para ajudar a sanar este problema é necessário levar parte desta população para outros locais”, explica.

De acordo com o Secretário Municipal de meio ambiente, Edvaldo Marques, o projeto de revitalização do Córrego do Cintra está realmente pronto e as obras devem começar após 60 dias.

“Fizemos uma apresentação aos moradores e alguns vereadores, mas estávamos apenas com o projeto arquitetônico pronto. Tivemos ainda que concluir a planilha orçamentária e agora está em fase de licitação. O projeto global está em torno de um milhão de reais”, afirma.

Lixo acumulado em terreno

O acúmulo de entulho em um terreno no Bairro Santo Antônio II, em Montes Claros, tem sido motivo de transtornos e reclamações dos moradores. Imagens registradas por internautas mostra o volume de lixo.

Moradores pedem limpeza de área no Bairro Santo Antônio II (Foto: Ulissys Rhamon Silveira Ribeiro)

“Estão jogando animais mortos, fica um cheiro insuportável. Não dá para conviver com isso daqui, é um cheiro insuportável. Estão jogando ainda pneu, que estão cheio de água. Estamos preocupados com mosquitos da dengue”, lamenta a moradora Vanda Aparecida.

O internauta Ulissys Rhamon Silveira Ribeiro afirma que já foi solicitado junto à prefeitura a limpeza do local, mas o problema não foi resolvido. “Todo dia piora, pois sempre vem alguém e joga mais entulho aí. Assim, só aumenta o número de animais peçonhentos e ainda, com a chuva, o risco de procriação do mosquito eleva também”, ressalta.

O que diz a administração da cidade?

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Montes Claros informou que uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos será enviada ao local ainda nesta semana para avaliar as medidas a serem tomadas. Ainda segundo a assessoria, caso seja constatado que o terreno é de propriedade particular, o proprietário será notificado para fazer a limpeza e cercamento do local.

(Fonte: Inter TV Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui