Seminário internacional discute aproveitamento do soro de leite

0

Proteínas, lactose e a gordura podem ser usados como ingredientes importantes nas indústrias de alimentos

Um produto que era considerado resíduo e destinado apenas à alimentação animal, o soro de leite, coproduto da fabricação de queijos, ganhou posição de destaque no mundo por seu potencial funcional e nutricional. Atualmente, os compostos fracionados do soro de leite, como as proteínas, lactose e a gordura, podem ser usados como ingredientes importantes nas indústrias de alimentos, valorando toda a cadeia do soro e gerando impactos sociais, econômicos e ambientais positivos nas regiões produtoras.

Nos dias 25 e 26 de novembro, instituições científicas e pesquisadores de Austrália, Argentina, Colômbia, Brasil e Uruguai se encontrarão no Seminário Internacional Aproveitamento do Soro de Leite – Tecnologia, Qualidade, Logística, no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. O objetivo é de discutir as atividades relacionadas com o aproveitamento do soro de leite no país e promover a troca de experiências com o setor produtivo.

A atividade leiteira no Brasil cresce a uma taxa de 5% ao ano, segundo o IBGE, e, com ela, tem aumentado também a produção de queijos e outros derivados do leite, gerando mais de 6 bilhões de litros de soro de leite ao ano que ainda não são aproveitados integralmente. Atualmente, o país conta com incentivos políticos e econômicos para alavancar estas atividades e o setor encontra-se em franca expansão, favorecendo discussões, estudos e geração de tecnologia e inovação para o melhor aproveitamento do soro de leite.

O seminário, coordenado pelos doutores Airdem Assis (Polo de Excelência de Leite e Derivados), Amauri Rosenthal (Embrapa Agroindústria de Alimentos), Danielle Braga Chelini Pereira (Epamig) e Rosangela Zoccal (Embrapa Gado de Leite), é destinado a gerentes, operadores, técnicos, laboratoristas e responsáveis de qualidade, estudantes de pós-graduação, relacionados com o processamento de leite e derivados.

A programação conta com palestras e mesas redondas sobre estado da arte, tendências e perspectivas, logística de captação e distribuição para soro, depoimentos da indústria sobre experiências de aproveitamento de soro, inovações tecnológicas de processos e produtos, qualidade e normatização do soro e produtos derivados, entre outros.

Estão confirmados a presença pesquisadores da Embrapa, Universidade Federal de Juiz de fora, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Viçosa, Fapemig e de empresas do setor, além dos palestrantes estrangeiros.

Serviço

Evento: Seminário Internacional Aproveitamento do Soro de Leite
Data: 25 e 26 de novembro de 2014
Local: Auditório do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora (MG)
Informações: Epamig / Instituto de Laticínios Cândido Tostes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui